×

Esporte

Fortes chuvas adiam final masculina do US Open

Quadra principal ficou inundada

Para sorte do sérvio Novak Djokovic, a chuva enfim chegou ao US Open neste domingo e determinou o adiamento da final masculina. Prevista para as 17h30 de Brasília, o mau tempo caiu pouco antes e, após quase duas horas de espera, os organizadores decidiram definitivamente deixar a decisão para as 17 horas desta segunda-feira.

A final de duplas femininas, que abriu a rodada do estádio Arthur Ashe, foi suspensa no finalzinho do terceiro set, quando Liezel Huber e Nadia Petrova venciam Vania King e Yaroslava Shvedova, por 6/2, 4/6 e 5/4. A partida também só terá sequência na segunda-feira, ás 16 horas.

Nos dois últimos anos, a final masculina do US Open aconteceu apenas na segunda-feira. Em 2009, o mau tempo prejudicou a rodada da segunda quinta-feira e impediu partidas na sexta, jogando as semifinais masculinas para domingo.

Em 2008, a semi entre Nadal e Andy Murray parou no terceiro set, não conseguiu continuar no sábado e só pôde ser completada no domingo, forçando o adiamento que não acontecia desde 1987.

Há dois anos, existe pressão sobre a USTA, a Associação Norte-americana que promove o campeonato, para que se providencie a cobertura da quadra principal, como já acontece na Austrália e em Wimbledon. A entidade, no entanto, afirma que estudos feitos no gigantesco estádio Arthur Ashe, para 23.900 pessoas, mostram que não há condições de se erguer uma cobertura, restando então a construção de um novo estádio.

O adiamento da final por mais 24 horas certamente ajudará certamente Djokovic, que se confessava fisica e mentalmente esgotado ao final do duelo de 3h44 contra Roger Federer, no sábado à noite.