A nona edição do Circuito de Corridas CAIXA em Fortaleza será histórica. Com Giomar Pereira e Marily dos Santos, maiores vencedores da competição, na linha de frente, a prova deste domingo (5/8) terá um pelotão de elite forte, com os seis primeiros do ranking nas categorias masculina e feminina, e mais 4.000 competidores. O número, recorde absoluto dos nove anos do circuito, confirma a tradição da disputa como a mais procurada pelos corredores. A largada será às 7 horas, no estacionamento do Marina Park Hotel (Avenida Presidente Castelo Branco, 400), e os percursos de 5 km e 10 km passarão pela orla da Praia de Iracema, conferindo ainda mais charme à briga pelo topo do pódio.
Fortaleza divide com São Paulo o posto de sede mais antiga do Circuito CAIXA – as duas recebem a competição desde a sua criação, em 2004. Mas a capital cearense leva a melhor na quantidade de atletas que buscam a prova. O número de participantes pulou de 2.400, em 2008, para 3.000 em 2011. Neste ano, as inscrições para a disputa bateram o recorde geral da competição antes mesmo do fim do prazo, chegando ao total de 4.000 fundistas.
Além dos amadores, a capital cearense também conta com a presença constante dos principais fundistas da elite brasileira no Circuito CAIXA. Atuais líderes do ranking brasileiro de corridas de rua, Giomar (206 pontos) e Marily (253 pontos) querem repetir em Fortaleza a dobradinha campeã de 2006. Os dois têm o maior número de títulos do Circuito CAIXA – ele com 20 vitórias, ela com 8 – e já dividiram o topo do pódio nesta temporada, na Meia Maratona da Bahia (22/7). Mas terão que enfrentar, neste domingo, os outros cinco primeiros colocados na classificação geral, nas categorias masculina e feminina.
Disputas acirradas na elite e duelos Brasil x Quênia
Entre as mulheres, o pelotão da elite reunirá veteranas e revelações das corridas de rua. Vice-líder do ranking brasileiro, com 227 pontos, Roselaine Souza da Silva estreou este ano no Circuito CAIXA e já dá trabalho às adversárias. Roselaine, da equipe mineira do Cruzeiro, terá a companhia de Maria Zeferina Baldaia (3ª do ranking, com 221 pontos), Conceição Oliveira (4ª, com 182 pontos), Gisele Barros (5ª, 135 pontos) e Edielza Guimarães (6ª, 124 pontos).
No pelotão da elite masculina, Giomar enfrentará uma disputa caseira. Dos seis primeiros colocados, três são companheiros de equipe, o Cruzeiro: Valdir Oliveira (vice-líder, com 184 pontos), José Márcio Leão (4º colocado, com 165 pontos) e João Ferreira de Lima, o João da Bota (5º, com 122 pontos). Além deles, Antônio Wilson de Oliveira (3º, 177 pontos) e Jair José da Silva (6º, 72 pontos) prometem uma briga acirrada pelo topo do pódio.
A quinta etapa do Circuito CAIXA também será marcada por um duelo entre brasileiros e quenianos. Paul Koech Kimutai, Failuna Abdi Matanga e Filomena Cheyech Daniel tentarão repetir o feito de 2011, quando o próprio Kimutai e Elizabeh Rumokol Chepkanan deram à África a primeira vitória na prova, estabelecendo os recordes do percurso (29min09 e 33min48, respectivamente). Quem superar essas marcas, aliás, ganhará um prêmio extra
de R$ 1.500,00.
Herói do atletismo em Fortaleza
Um dos heróis do atletismo nacional, Cláudio Roberto Souza vai prestigiar a etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA, como padrinho. Medalhista de prata com o revezamento 4×100 metros na Olimpíada de Sydney/2000, o ex-velocista dará a largada para o início da corrida e participará da premiação aos atletas.
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
Kits de participação
Todos os participantes da prova ganharão um kit, contendo uma camiseta de tecido tecnológico e o número de peito. A entrega será feita nesta sexta-feira (3/8), das 10 às 20 horas, e no sábado (4/8), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Iguatemi – Av. Washington Soares, 25. O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova, das 6 horas às 7 horas, no local da largada, e devolvido após a prova.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá e Prefeitura de Fortaleza, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Ceará.
