Santa Cruz saiu com um importante empate do PV
Em partida de seis gols, o Santa Cruz empatou com o Fortaleza (3×3), nesta quarta-feira (13), no Estádio Presidente Vargas, pela partida de ida das Quartas de final da Copa do Nordeste. Com os três gols marcados fora de casa, os corais passam com empate de até 2×2 no Arruda, sábado. Um novo 3×3 leva a decisão para os pênaltis. De 4×4 em diante, dá Fortaleza.
Como era esperado, o Fortaleza – por jogar em casa – começou a partida buscando marcar o primeiro gol o mais rápido possível, mas o Santa Cruz soube neutralizar as investidas do adversário e saiu para o jogo com rapidez e tocando a bola.
Aos 11 minutos, o atacante Paulo César cruzou na área do Tricolor do Pici e Renatinho não perdoou o goleiro João Carlos: 1×0. Bastaram apenas mais cinco minutos para Luciano Sorriso cobrar falta e Paulo César, de cabeça, ampliar: 2×0, aos 20minutos de jogo.
O Fortaleza poderia ter diminuído, aos 23 minutos, quando Júlio Madureira entrou na área Coral e bateu para defesa do goleiro Tiago Cardoso. Mas, dois minutos depois, Esley arrancou do meio e bateu para vencer Tiago Cardoso, que ainda tocou na bola, antes de estufar as redes: 2×1, aos 25 minutos.
Motivado e empurrado pela torcida presente ao PV, o Tricolor do Pici seguiu buscando o empate, mas viu a chance do Santa Cruz fazer 3×1, aos 42 minutos, quando Ronaldo Angelim puxou Danilo Santos: penalidade máxima. Na cobrança, Marquinho chutou e o goleiro João Carlos acertou o canto direito e fez a defesa.
Aos 44 minutos, o time Coral perdeu o lateral-esquerdo Tiago Costa, expulso por cometer falta e, como tinha recebido cartão amarelo, tomou o segundo, seguido do vermelho.
Ainda houve tempo para o Fortaleza voltar a assustar, aos 46 minutos, com Tiago Cardoso defendendo à queima roupa.
Para o 2º tempo, Martelotte veio com a segunda mudança – já que trocou Renatinho por Sandro Manoel, ainda no 1º tempo -, trocou Danilo Santo por Éverton Sena, mas o Fortaleza precisou só de 3 minutos para empatar o jogo com Assisinho aproveitando cruzamento e fazendo 2×2.
Em jogada individual, o meia Natan ganhou pela lateral, aos 11 minutos, e fez a assistência para Paulo César, mas o atacante acabou mandando à esquerda do gol de João Carlos. A resposta do Tricolor do Pici veio em seguida, aos 13 minutos, com João Henrique obrigando Tiago Cardoso a fazer defesa importante.
A virada do Fortaleza veio aos 25 minutos com um belo chute do lateral-esquerdo Marinho Donizete, de fora da área e indefensável para Tiago Cardoso: 3×2.
O Santa Cruz voltou a equilibrar mais as ações quando, aos 29 minutos, o volante Lucas fez falta dura em Sandro Manoel e acabou sendo expulso, após tomar o segundo cartão amarelo.
Antes dos Corais chegarem ao empate, o técnico Martelotte promoveu a terceira mudança: Paulo César deu lugar a Flávio Recife. Mas coube ao zagueiro Éverton Sena dar cifras finais ao jogo, arrematando da intermediária e mandando no ângulo esquerdo de João Carlos, com a bola batendo na trave direita, antes de ganhar as redes: 3×3, num belíssimo gol que fez jus a postura de ‘Time de Guerreiros’ em pleno PV, jogando grande parte do 2º tempo com um a menos.
Agora, para a partida de volta, domingo (17), no Arruda, o Bicampeão PE joga até por três empates (0x0, 1×1 ou 2×2), para garantir vaga nas Semifinais da Copa do Nordeste. Ao Fortaleza resta vencer, empatar em 3×3 (e decidir nas penalidades máximas) ou empatar, a partir de 4×4 para ficar com a vaga na competição.
Para a partida, o Santa Cruz não terá o lateral-esquerdo Tiago Costa que cumprirá suspensão automática, o mesmo acontecendo com o volante Lucas do Fortaleza, também expulso na partida do PV.
