×

Alagoas

Fortalecimento da escola será prioridade na Educação

O fortalecimento do espaço escolar será uma prioridade da Educação na gestão do governador Renan Filho. Para que isso se concretize, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) colocará em prática uma série de medidas que incluem a descentralização dos recursos, investimento em infraestrutura, tecnologia, inovação, expansão da do ensino médio integral e combate às carências de professor existentes na rede estadual.

Em entrevista ao apresentador Wilson Junior no programa “A Vez do Povo na Tv”, da TV Mar, nesta segunda-feira (27), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, falou dos projetos da pasta nesta gestão.

“Entendemos que a escola deve ser um centro de referência para a sociedade e para o Estado de Alagoas e por isso estamos empreendendo uma série de medidas. Uma delas é a busca pela carência zero, para que não tenhamos escolas sem professores de determinadas disciplinas, um trabalho que estamos realizando em parceria com as coordenadorias regionais de educação”, frisou o secretário.

Outra medida, citada por Luciano Barbosa, é a descentralização dos recursos da Educação de forma que o recurso seja repassado diretamente aos diretores de escola, proporcionando-lhes mais autonomia para superar as dificuldades existentes. “Nossa ideia é que as verbas de capital, usadas para aquisição de material permanente, sejam distribuídas pelo tamanho da escola, enquanto as de custeio, que contemplam as despesas de expediente e consumo sejam calculadas a partir da matrícula. Para isso, estamos conversando com a Procuradoria Geral do Estado para encontrarmos uma formatação legal para este processo”, explicou Barbosa, destacando que a medida deverá ser acompanhada e fiscalizada pelos conselhos escolares.

Outros aspectos apontados pelo secretário como essenciais para o fortalecimento da Educação em Alagoas são a busca de parcerias e uma nova formatação para a escola de ensino médio no estado.

“Muitas vezes, nossos jovens concluem o ensino fundamental, mas não se matriculam no médio. Precisamos tornar nossa escola mais atrativa para os jovens e, por isso, até o ano que vem, teremos mais 13 escolas de ensino médio em tempo integral em todo o estado”, adiantou Barbosa.