×

Maceió

Formalização de pequenos negócios fomenta inclusão

A Prefeitura de Maceió incentiva a geração de renda por meio de oportunidades de inclusão produtiva. Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) garantem assistência aos profissionais que trabalham com a carteira assinada e a profissionais autônomos.

Os serviços são oferecidos pelo Sine Maceió, como cadastro de grupos de economia solidária, permissão de uso nos espaços públicos (mercados, feiras e Shopping Popular) e pelas Salas do Empreendedor, equipamentos públicos mantidos em parceria com o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial de Maceió.

“Temos trabalhado em diversas frentes para incentivar a geração de renda. Pelo Sine, temos estrutura para atender 400 profissionais por dia. Na economia solidária, temos cerca de 20 grupos cadastrados. Nos mercados públicos, são mais de 2.500 permissionários trabalhando. O objetivo é esse: dar oportunidades para que essas pessoas consigam trabalhar, tanto de forma autônoma quanto em empresas privadas”, afirma o secretário municipal do Trabalho, Tácio Melo.

Nas Salas do Empreendedor é onde os micro e pequenos empresários conseguem se formalizar e obter consultoria jurídica e trabalhista. Os espaços são ambientes próprios para orientação e ambientação de negócios que atendem os micro e pequenos empresários. Nos locais, é possível realizar os serviços de abertura de empresas, formalização de negócios, consultorias especializadas para o MEI, proteção de crédito, mediação jurídica, certificação digital, capacitação, treinamentos e oficinas, além dos serviços de emissão de guias de pagamento e acesso às informações sobre licitações da Prefeitura.