A escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra recebeu uma ação da Coordenação de Nutrição e Alimentação Escolar (Cane) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a atividade, ocorrida na manhã desta sexta-feira (03), técnicos do departamento passaram para os professores as diretrizes do guia de educação alimentar e nutricional escolar que é pré-requisito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para que seja incluída na prática pedagógica.
A coordenadora do Cane, Anna Carla Luna, explicou o objetivo da visita: “O objetivo é a promoção da alimentação saudável que vai desde a higiene, até a ingestão dos alimentos”, ressaltou. As atividades foram desenvolvidas em parceria com quatro estagiários estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Pedro Crisanto Filho, diretor da escola, destacou: “Com essa formação, nós vamos dar um suporte melhor para os alunos, proporcionar a alimentação mais adequada, aumentar a segurança e evitar possíveis contaminações”, completou Pedro.
Na ocasião, foi colocado em prática o plano de ação para a cozinha da escola. Com isso, ela foi adequada à legislação sanitária, terá uma nova forma de gestão que irá otimizar a aquisição dos alimentos, a estocagem e o fornecimento para os alunos proporcionando mais segurança e higiene.
Segundo os estagiários Camila Mota e Wesley Paulino, participar desta iniciativa é muito importante, pois estão colocando em prática tudo o que viram durante o tempo de curso. Alunos, professores e colaboradores da escola ainda passaram por uma avaliação nutricional.
