O Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas já esta em vigor. Desde o início da manhã desta quarta-feira (27). Neste momento, policiais realizam uma operação, no Vergel do Lago e Dique-Estrada, na parte baixa de Maceió. Estão no local, além de um grande efetivo de policiais, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Minki, o secretário de Defesa Social, Dário César, comandante da Polícia Militar, Dimas Cavalcante
Ao mesmo tempo, as Forças de Segurança de estaduais e federais lideradas pela Polícia Militar deflagram uma megaoperação de combate à criminalidade em Maceió e Arapiraca. A operação colocou nas ruas um efetivo de 550 policiais nas duas principais cidades alagoanas.
O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.
Até o final do dia, estão sendo realizados bloqueios de vias nas entradas e saídas da capital, com apoio de equipes da PRF, que também disponibiliza um helicóptero para o patrulhamento aéreo.
Também durante todo o dia, haverá policiamento de saturação com abordagens e patrulhamento em diversas áreas críticas que registram altos índices de homicídios em Maceió, como nos bairros de Jaraguá, Vergel, Ponta Grossa, Trapiche, Levada, Bom Parto, Clima Bom, Chã da Jaqueira, Jacintinho, Cidade Universitária e Santos Dumont.
As Forças de Segurança também estão ocupando favelas localizadas na parte baixa e alta da capital, visando combater o tráfico de drogas. Estão sendo ocupados áreas dos conjuntos Cidade Sorriso e Frei Damião e que abrange o bairro do Trapiche até o Vergel e da Chã da Jaqueira, dentre outras.
Ao todo, a operação conta com o apoio de três aeronaves – incluindo a do Bope, PRF e mais uma disponibilizada pela PM de Minas Gerais – e três lanchas do Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros e a do IMA (Instituto do Meio Ambiente).
Às 9 horas, o ministro José Eduardo Cardozo e o governador Teotônio Vilela assinam o acordo de cooperação do programa Brasil Mais Seguro em solenidade no Centro de Convenções. O governo federal investirá cerca de R$ 25 milhões em Alagoas.