×

Maceió

Força Tarefa demole 20 barracos desocupadas na orla lagunar de Maceió

Um dos barracos sendo demolido

Uma operação realizada nesta terça-feira (29), na orla lagunar, no Vergel do Lago, em Maceió, envolvendo a Polícia Militar e as Superintendências municipais de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM) e de Transporte e Trânsito (SMTT), demoliu 20 barracos desocupados na região da orla lagunar.

Foi organizada uma força-tarefa e os órgãos municipais foram chamados para dar apoio ao 1º Batalhão de Polícia Militar, que mapeou cerca de mil barracos abandonados ao longo da margem da lagoa, que estariam servindo de base para o tráfico de drogas e de depósitos para objetos roubados. Segundo o comandante do 1º BPM, major Daniel Monteiro, mesmo com a transferência das famílias que viviam nas favelas da orla lagunar para casas na parte alta da cidade e para os apartamentos construídos ao lado do Conjunto Virgem dos Pobres, muitas famílias ainda ocupam barracos que não foram demolidos.

“Mesmo contempladas com casas, algumas famílias mantiveram os barracos, seja para alugá-los ou com o intuito de entrar em novos cadastros para ganhar novas casas. Os barracos vazios estão sendo ocupados por traficantes e usados até como depósitos drogas e de motocicletas roubadas”, disse o major Monteiro.

Segundo ele, os cerca de mil barracos estão mapeados em quatro áreas demarcadas pela PM e serão demolidos aos poucos. “Nós vamos solicitar apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió para que seja feito um levantamento para verificar se as famílias que estão ocupando esses barracos já receberam casas ou já constam em outros cadastros já feitos”, disse o major Monteiro, ao afirmar que todos os barracos desocupados serão demolidos.