Os alunos da Escola Estadual Moreira e Silva se reuniram no auditório da instituição, na manhã desta segunda-feira (29), para participar de aula sobre meio ambiente. Integrantes da Força Nacional apresentaram, a partir de exemplos do cotidiano, como melhor se integrar e utilizar, de forma consciente, os recursos naturais.
A aula trouxe orientações de como utilizar a água sem desperdícios, a importância da coleta seletiva de lixo e aproveitamento de alimentos, apontando como consequência a poluição de rios e mares, prejudicando o lazer e o turismo local. Desde o início de agosto, a escola recebe semanalmente, policiais da Força Nacional.
O motivo da visita é a divulgação e implementação do projeto Força na Comunidade, com o objetivo de levar aos estudantes lições de cidadania, civismo, cuidados com meio ambiente, educação no trânsito, prevenção a acidentes domésticos, primeiros socorros, encerrando com a palestra sobre drogas, realizada em parceria com a organização não governamental Anjos da Vida.
De acordo com o sargento Patrick da Costa, o projeto, que acontece em âmbito nacional, foi iniciado em 2012, a fim de ampliar e otimizar a atuação da Força nas comunidades em todo o país. “Para alcançar bons resultados no combate à violência, não basta apenas o policiamento ostensivo, mas também a prevenção e conscientização das pessoas”, avalia.
Benefícios – Para a direção da escola, a parceria traz benefícios para os estudantes, uma vez que contribui para a aprendizagem no que diz respeito à mudança de hábitos. “Excelente esta iniciativa da Força Nacional. A presença deles, trazendo temas tão variados, nos ajuda a levar mensagens importantes aos nossos alunos e a participação destes é muito boa, sempre acompanhada também professores”, explica a diretora Ely Quitella.
Estudantes também aprovam o projeto, afirmando que os temas e conteúdos trabalhados pelos policiais têm ajudado no seu cotidiano. É o que afirma Mickaelle de Oliveira, aluna do primeiro ano do ensino médio, ao explicar a importância da atividade.
“Achei muito interessante este trabalho de conscientização. Por exemplo, quando uma pessoa suja a rua, já prejudica bastante, imagine mil pessoas fazendo a mesma coisa. São lições práticas que levamos para nosso dia a dia”, declara.
