×

Alagoas

Força Nacional permanecerá por mais 90 dias atuando no estado de Alagoas

A prorrogação da atuação foi um pedido do governo local.

A Força Nacional de Segurança prorrogou nesta segunda-feira, 19, a permanência em Alagoas. A publicação que saiu no Diário Oficial da União permite que o reforço permaneça por mais 90 dias no estado que é considerado como o mais violento do Brasil.

A prorrogação da atuação da Força Nacional em Alagoas foi um pedido do governo local. O reforço atua no sistema prisional e no policiamento ostensivo e é baseado em um planejamento prévio entre as Instituições de segurança pública do estado.

Com a continuidade dos agentes da Força Nacional, a União assegura que serão exercidas também ações de segurança pública em atividades de polícia judiciária, perícia e defesa civil aliadas à continuidade do Programa Brasil Mais Seguro, atuando em conjunto com os órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado de Alagoas.

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

A Força Nacional se instalou em Alagoas em junho de 2012. A portaria publicada hoje também especifica que a permanência da Força pode ultrapassar os 90 dias, caso o governo estadual comunique oficialmente tal necessidade.