A Força Nacional (FN), idealizada com base na intervenção de paz para a resolução de conflitos, completou 10 anos de atuação no último mês de novembro. Em Alagoas as ações da FN tiveram início em 2008. Hoje, um contingente formado por 110 policiais ostensivos, 36 policiais judiciários, seis peritos e 20 bombeiros estão no Estado.
Profissionais de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia e Polícia Civil de todo o Brasil integram a Força e atuam de forma integrada nas diversas operações. Para o secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, a FN tem exercido um papel fundamental para diminuir a violência no Estado. “Os policiais da Força Nacional tem atuado de forma integrada com as forças de segurança estadual em missões ostensivas, judiciárias, ações de defesa civil, combate aos crimes ambientais e perícias”, lembra Diógenes Tenório.
As especificidades da atuação da Força Nacional de Segurança Pública continuam se ampliando para atender demandas de policiamento em fronteiras, em grandes eventos, em unidades prisionais, como também em conflitos agrários e indígenas, e proteção de pessoas ameaçadas.
O efetivo mobilizado da Força Nacional, além do comando, situado em Brasília, está hoje distribuído em operações nos seguintes Estados: Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, totalizando mais de mil profissionais. Dentre estes, bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento, polícias militares e civis e de perícia.
