José Valdir da Silva escapou da delegacia de Penedo em 21 de dezembro de 2009, período de liberdade que chegou ao fim nesta quinta-feira, 17, em Brejo Grande, município sergipano situado próximo da foz do Rio São Francisco. Sua recaptura foi informada ao portal de notícias aquiacontece.com.br por policiais militares sergipanos que participaram da captura do foragido.
De acordo com o relato, homens do destacamento policial militar de Brejo Grande localizaram José Valdir durante investigação de denúncias da presença de um fugitivo da delegacia de Penedo no povoado Brejão, comunidade localizada na zona rural de Brejo Grande. Com apoio da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar sediado em Neópolis, as duas guarnições se deslocaram ao local informado e confirmaram a denúncia, dando voz de prisão ao acusado.
O texto divulgado descreve que, a princípío, José Valdir da Silva alegou que havia sido preso em Penedo pelo crime de assalto a mão armada, fato desmentido pelo Sispolweb da Policia Civil alagoana, que atesta que Valdir fugiu da unidade policial em 21/12/2009, onde estava detido pelo crime de atentado violento ao pudor ocorrido em 08/02/2004 na cidade de Penedo.
Após a prisão, os policiais militares acionaram a delegacia de Penedo, que providenciou a remoção de José Valdir de Brejo Grande para Alagoas. O informe diz ainda que participaram da operação policial em Sergipe as guarnições compostas pelos Sargentos J. Soares e Jamilton, Cabo Simões e os alunos do Curso de Formação de Cabo Dennis e Josué.