×

Cultura

Fogueiras aquecem recifenses em noite chuvosa de festejos de São João

Nesta quinta (23), as ruas do Recife estão iluminadas à moda antiga: por toda a cidade, vizinhos e famílias se reúnem para acender a tradicional fogueira de São João. E nem a chuva que cai nesta noite conseguiu fazer com que os moradores desistissem de continuar o costume de gerações.

A tradição se mantém principalmente em bairros periféricos, onde as casas ainda são maioria entre os imóveis. Como na Rua Conselheiro Teodoro, no bairro Zumbi, zona norte da capital pernambucana. De longe, é possível sentir o cheiro de madeira queimada. No asfalto, os carros que passavam dividiam espaço com mais de uma dezena de fogueiras queimando. O forró vinha de um carro parado à porta de um mercadinho.

A família do porteiro Leonardo Paulo de Melo, de 41 anos, até se vestiu a caráter, com apetrechos de matuto, tanto os adultos como as crianças. Todos os anos os vizinhos se juntam em torno da fogueira. Cada pessoa leva bebida e comida, e vai até “amanhecer o dia”, segundo Leonardo. “É o símbolo do São João. A fogueira, as bandeirinhas, o palhoção, o forró. É tudo de bom”.