Mais de 70 artistas e grupos culturais de Maceió já estão identificados na Cartografia Cultural do Município de Maceió, realizada através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O material é resultado das atividades de campo de 13 estudantes, que cumpriram estágio obrigatório com a ação. Eles receberam, hoje, quinta-feira, 30, o certificado de conclusão dos trabalhos.
“A identificação dos artistas teve início em outubro e todo o cadastro está disponível na página da FMAC na Internet, na Cartografia Cultural (www.maceio.al.gov.br/cultura)”, informa Nasson Paulo Neves, Diretor de TI, Comunicação e Difusão Cultural da Fundação.
De acordo com ele, a Cartografia Cultural do Município de Maceió, busca através de mapas e mapeamento de dados culturais, ir além de simples cadastros culturais, e oferecer através de uma plataforma online uma ferramenta que possa consolidar uma visão da geografia cultural de Maceió, com dados contextualizados e atualizados.
“A proposta é ir além de um simples cadastro de informações culturais, ao fornecer acesso a informações culturais em forma de mapas, contribuindo para percepção da geografia cultural existente no município de Maceió, sendo, portanto uma contribuição valiosa para analisar as relações entre espaço e cultura”, acrescenta.
Os dados estão disponibilizados na página da FMAC por categoria, e podem ser vistos em conjunto ou de forma isolada, por meio de filtros, onde é possível escolher a categoria e visualizar em mapa a informação solicitada.
“Para nós foi uma experiência nova, legal”, declarava Mariana Félix, estudante de ciências sociais e uma das participantes do trabalho de identificação.
