×

Cultura

FMAC e Conselho promovem oficinas para comunidade cultural

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), iniciará a partir da próxima semana uma agenda de cursos e oficinas voltada para a capacitação de artistas e produtores em geral. O objetivo da ação é aperfeiçoar a comunidade cultural para elaboração de projetos e consequentemente colaborar para ampliação do número de maceioenses concorrendo em concursos e editais público.

A primeira oficina acontecerá no dia 18 de agosto, às 18h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara, e tem como público alvo os realizadores audiovisuais. Neste primeiro momento os trabalhos serão facilitados pela escritora, designer, produtora cultural e realizadora audiovisual, Regina Célia Barbosa, autora da publicação ‘Como elaborar projetos culturais’ (2005).

O curso pretende ampliar o entendimento sobre as especificidades de um projeto audiovisual, por meio da socialização de informações sobre a formatação de projetos no segmento.

O segundo encontro está marcado para o dia 25 de agosto, às 18h30, no mesmo Centro Cultural Arte Pajuçara. A segunda oficina também será ministrada pela produtora cultural Regina Barbosa, mas desta vez a proposta será ampliada para toda a comunidade cultural, contemplando os interessados em compreender melhor o processo de concepção e formatação de projetos culturais nos diversos segmentos da cultura.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local de cada oficina bastando que o interessado chegue meia hora antes do início do curso. Atenção, as vagas são limitadas.

Política de editais

O presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, lembra que a política de editais foi adotada pela Prefeitura de Maceió para ações da Cultura desde o início da atual gestão. “Acreditamos que o concurso público é o meio mais justo e democrático para o repasse de recursos públicos para a realização de projetos pela comunidade cultural”, destaca. Diante dessa política, o presidente explica que cabe também à FMAC colaborar para a formação e aperfeiçoamento da comunidade cultural para a participação nos concursos.

Ele destaca ainda a importância da parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais: “O Conselho é uma importante ponte entre comunidade e poder público. Por meio dele, conhecemos as expectativas e mantemos o diálogo com todos os segmentos da cultura”.