Representantes de blocos carnavalescos estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, para dialogar sobre a organização do Jaraguá Folia. O encontro contou com a participação do coordenador do evento, Edberto Ticianeli, e da presidente da FMAC, Paula Sarmento.
Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações articuladas a serem realizadas pelos diversos órgãos da Prefeitura, em parceria também com Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e demais órgãos do poder público.
O objetivo principal da FMAC foi expor a estrutura de logística que garantirá todas as medidas necessárias para que o evento ocorra com muita alegria e tranquilidade. O Jaraguá Folia, que está inserido na programação das prévias de carnaval em Maceió, acontecerá na sexta-feira (25), a partir das 19h, no bairro histórico de Jaraguá.
De acordo com a FMAC, já foi elaborado o Plano de Ação que contempla segurança pública, limpeza urbana, serviços médicos, disciplinamento do trânsito, organização de transportes, dentre outros itens fundamentais para a realização da festa.
“A cada ano procuramos proporcionar o melhor à população, e isso é feito com esse dialogo aberto com a comunidade, para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho e garantir o sucesso dessa festa maravilhosa que vem fazendo Maceió ter visibilidade com sua cultura”, ressaltou Paula Sarmento.
Festa terá posto policial para possíveis emergências
Durante a reunião, a presidente da FMAC anunciou duas novidades em termos de logística para o desfile dos blocos do Jaraguá Folia. A primeira foi a instalação de um posto policial funcionando com toda a estrutura para atender às situações emergenciais que surjam.
A segunda será a presença de um ponto de táxi estrategicamente fixado na Avenida Cícero Toledo, próximo ao Memorial da República, para que a folião possa desfrutar a festa e ter esse apoio no final para sua volta para casa. Ainda sobre transporte, serão organizadas paradas específicas, próximas ao local do evento para os ônibus.
A iluminação também será reforçada nos pontos de concentração dos blocos e no local do desfile. Ainda segundo Paula Sarmento, a circulação de ambulantes terá o acompanhamento da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). Todos os ambulantes serão cadastrados e ficarão em espaço destinado a eles. A comercialização no local do desfile será permitida apenas com isopor.
O coordenador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli, reforçou a satisfação da parceria com a gestão municipal, que a cada ano vem contribuindo para a grandiosidade do evento.