Diante da realidade financeira do município, a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC) não poderá arcar com patrocínios ou apoios financeiros para as festividades carnavalescas neste ano de 2013. “Sem o orçamento aprovado e trabalhando apenas com um doze avos do orçamento do ano passado, as despesas com o Carnaval ficam inviáveis”, explica o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira.
O presidente destaca que apesar de não poder oferecer incentivo financeiro, o Município garante os serviços de logística e de infraestrutura cabíveis às Superintendências de Energia e Iluminação (SIMA), de Transporte e Trânsito (SMTT), de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e de Limpeza Urbana (SLUM), assim como o apoio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (SEMPTUR) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMPMA), da Guarda Municipal.
Também por ordem financeira, a FMAC decidiu também pela não realização do Baile Municipal Beneficente, que estava programado para o dia 31 de janeiro. Vinícius Palmeira explica que apesar de ter novo caráter beneficente, cuja renda arrecadada seria revertida para instituições de cuidados a pessoas com câncer, o Baile necessitaria de mobilização e mesmo de um lastro financeiro do Município.
“Não nos sentimos à vontade para promover uma festa que, apesar de ter receita oriunda da venda de ingressos, seria uma atividade descontextualizada da realidade de restrição de apoio financeiro ao carnaval da cidade”, afirma o presidente.
