Capitão tricolor, Fred entrou de vez para a história do clube. Já consagrado, o atacante vestiu a camisa do Fluminense mais do que a de qualquer outro time do mundo. No dia em que completou 400 jogos na carreira, sendo 127 deles pelo Fluminense, Fred marcou o terceiro gol da vitória sobre a Portuguesa por 4 a 1, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com os três pontos ganhos, o Tricolor agora soma 9 pontos na competição.
A equipe tricolor começou a partida partindo para o ataque e ocupando boa parte do campo de defesa da Portuguesa, que apostava nos contra-ataques. Logo aos 7 minutos, em troca de passes com Fred, Jean ficou bem posicionado e, por pouco, não marcou, já que Léo Silva chegou para recuperar. Com o passar do tempo, a Lusa passou a jogar melhor e deixou a partida mais equilibrada. Porém, foi o Fluminense que abriu o placar já no fim da primeira etapa. Jean lançou para Fred, que bateu. O goleiro Gledson defendeu, mas o rebote sobrou para Wellington Nem que apareceu livre e apenas empurrou para o fundo das redes.
As duas equipes voltaram do intervalo apresentando mais movimentação. Logo aos sete minutos, o Fluminense ampliou a vantagem sobre a Portuguesa. Após cobrança de escanteio de Deco, Anderson acertou de cabeça sem chances para o goleiro do time paulista. Dez minutos mais tarde, a Portuguesa diminuiu com Ricardo Jesus. Aos 33, o Tricolor voltou a aumentar a diferença, dessa vez com Fred. O atacante recebeu dentro da área, limpou o marcador e bateu de esquerda para fazer um golaço. Lanzini ainda fechou o placar já no fim da etapa, ao receber um lindo passe de Deco e tocar na saída do goleiro Gledson.
Ficha Técnica:
Fluminense 4 X 1 Portuguesa
Local: Engenhão (RJ)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas (PA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Kleber Lucio Gil (SC)
Cartões amarelos: Carleto, Gum (FLU)
Gols: Wellington Nem 41′ 1º/T (1 a 0), Anderson 7′ 2º/T(2 a 0), Ricardo Jesus 17′ 2º/T (2 a 1), Fred 33′ 2º/T e Lanzini (4 x 1).
Fluminense: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Anderson e Carleto; Edinho, Jean e Deco; Wágner (Marcos Júnior, intervalo), Wellington Nem (Fábio Braga) e Fred (Lanzini). Técnico: Abel Braga.
Portuguesa: Gledson; Gustavo, Lima e Rogério; Luis Ricardo, Moisés, Boquita (Michael), Léo Silva e Rai (Henrique); Ricardo Jesus (William Xavier, 35′ 2º/T) e Vandinho. Técnico: Geninho.