Fred lutou, marcou e foi expulso
Numa partida em que poucos acreditavam na possibilidade de conquista da Copa Sul-Americana, por pouco o Fluminense não conseguiu reverter a ampla vantagem que tinha o time equatoriano. A vitória por 3 x 0 não foi suficiente, mas a equipe saiu de campo ovacionado por seus torcedores que gritavam a todo momento chamando os jogadores de “guerreiros, guerreiros e guerreiros”.
Com gols de Diguinho e Fred no primeiro tempo e Gum na segunda etapa, por pouco o Fluminense não conseguiu levar o jogo para a prorrogação. Bastaria para tal, a marcação de mais um gol por parte da equipe das Laranjeiras, coisa essa que não aconteceu, principalmente por conta da infeliz atitude do experiente atacante Fred, que deu uma cabeçada no árbitro e acabou merecidamente sendo expulso, quando ainda faltava cerca de 15 minutos para o final da partida. Com a saída do atacante, o Fluminense perdeu uma referência na área adversária, passando a equipe equatoriana a atuar com mais tranquilidade na fase final do jogo.
Apesar da perda do título, o time tricolor carioca mostrou muita personalidade, jogando os 90 minutos no campo do adversário e tornando a partida, uma verdadeira dispulta de ataque contra defesa. Talvez por conta dessa atitude dos jogadores do time pó-de-arroz, é que ocorreu a belíssima manifestação de apoio aos atletas por parte dos quase 70 mil torcedores presentes ao Maracanã.
