×

Esporte

Fluminense e Grêmio não saem do zero no Maracanã

Fred passou em branco no clássico diante do time de Felipão

Depois de realizar um primeiro tempo bem abaixo do que costuma apresentar e uma etapa final digna de um time que merecia a vitória, o Fluminense não conseguiu mexer no placar diante do Grêmio, na noite desta quarta-feira, no Maracanã.

O segundo empate seguido, desta vez em 0 a 0, fez o time tricolor chegar a 37 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, subindo para a sexta posição – para mantê-la, precisará que o Atlético-MG perca para o Santos nesta quinta-feira, em Belo Horizonte.

Contra um adversário que marcava em cima desde a saída de bola, o Fluminense teve muita dificuldade na etapa inicial. A ausência de Conca, suspenso, dificultava ainda mais as ações. Mesmo assim, foi o time de Cristóvão Borges que assustou primeiro, em um chute de muito longe do meia Cícero que raspou a trave. Pouco depois, o lateral-esquerdo Carlinhos desviou de cabeça a cobrança de escanteio de Rafael Sobis e a bola passou perto.

Aos poucos, porém, o Fluminense foi vendo o Grêmio adiantar a marcação e aumentar o volume de jogo. Além disso, os gaúchos passaram a explorar o lado esquerdo da defesa tricolor e ameaçaram o gol de Diego Cavalieri. Na melhor chance gremista, Fellipe Bastos aproveitou o corte mal feito por Carlinhos, pegou a sobra da entrada da área e acertou um potente chute na trave.

Ciente da eficácia do adversário na tática de explorar o lado esquerdo, o técnico do Fluminense trocou Carlinhos por Chiquinho no intervalo. Mesmo chegando ao ataque de forma mais incisiva no início do segundo tempo, o Tricolor das Laranjeiras viu o adversário acertar o travessão em cabeçada de Barcos logo aos quatro minutos. O lance deu moral aos gaúchos, que aumentaram a pressão. Por outro lado, deixaram espaço para contra-ataques. Em um deles, Fred por pouco não abriu o placar ao desviar o cruzamento de Jean.

O jogo passou a ficar mais aberto, com as duas buscando o ataque. Cristóvão fez a segunda mudança, trocando o atacante Rafael Sobis por Kenedy. E na primeira chegada do jovem atacante, de somente 18 anos, o Flu quase abriu o placar. Ele desviou cruzamento de Wagner, o zagueiro afastou, a bola sobrou para Fred, mas o goleiro Marcelo Grohe espalmou. Logo depois, o mesmo Kenedy apenas raspou na bola após cruzamento do capitão e novamente o camisa 1 fez ótima defesa, mandando para escanteio. Definitivamente, os donos da casa viviam seu melhor momento na partida.

Mesmo acuado com a pressão do Flu, o Grêmio levou perigo outra vez em chute de Barcos da entrada da área. Foi a vez de Diego Cavalieri mostrar serviço e fazer uma linda e difícil defesa. O troco do Fluminense veio mais uma vez na juventude de Kenedy, que mostrou rapidez de raciocínio, antecipou-se ao zagueiro e saiu na cara do goleiro gremista. O chute, porém saiu fraco. Foi a última chance de perigo criada na partida. Na próxima rodada, o Tricolor das Laranjeiras visitará o São Paulo, na noite deste sábado, 27 no Morumbi.

Ficha Técnica

FLUMINENSE 0 X 0 GRÊMIO

Data: 24/09/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Renda/público: R$ 166.365,00/6.211 pagantes (6.840 presentes)
Cartões amarelos: Não houve
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: –

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Marlon e Carlinhos (Chiquinho); Rafinha (Gustavo Scarpa), Jean, Cícero, Wagner e Rafael Sobis (Kenedy); Fred. Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Bressan, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace (Riveros), Ramiro, Fellipe Bastos e Luan (Fernandinho); Dudu (Lucas Coelho) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari