Leandro Euzébio foi o artilheiro da partida
O Fluminense não deixou passar a segunda oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro da série A. Jogando nessa quinta-feira, no Maracanã, o time carioca derrotou o Cruzeiro por 1 x 0, graças ao gol do zagueiro Leandro Euzébio, marcado na segunda etapa da difícil partida. Com a vitória, o time das Laranjeiras ultrapassou o Corinthians, antigo líder e agora soma 22 pontos, na ponta da tabela.
O JOGO
Na primeira etapa, quando os mineiros foram melhores, prevaleceu a boa atuação dos goleiros. Logo aos dois minutos, depois de contra-ataque rápido cruzeirense, Wellinton Paulista ficou cara a cara com Fernando Henrique e tentou deslocar o goleiro, que fez grande defesa.
A resposta do Fluminense foi rápida. Depois de falta de Diego Renan em Mariano, a bola foi levantada na área e sobrou para Gum, que chutou de primeira. O mesmo Wellington Paulista tirou de cabeça.
As jogadas perigosas eram alternadas e aos 13, Gilberto deu ótimo passe, novamente para Wellinton Paulista que, da entrada da área, chutou para mais uma boa defesa de Fernando Henrique. No rebote, o próprio Gilberto tentou de primeira e chutou para fora.
Para variar, a resposta do time das Laranjeiras veio rápido. Depois de escanteio, Gum subiu mais do que todo mundo e cabeceou, mas o goleiro Fábio, atento, fez ótima defesa.
Quando o relógio marcava 23 minutos, Diguinho apareceu como elemento surpresa na área tricolor e por pouco não desviou bola alçada na área. Um minutos depois, Gilberto, que ditava o ritmo dos ataques mineiros, deu lindo passe de calcanhar, para Everton, na entrada da área. O ex-jogador do Flu chutou e exigiu mais uma boa defesa de Fernando Henrique.
O jogo era movimentado, e além dos goleiros, os laterais-direitos Mariano e Rômulo também se destacavam pela movimentação constante. Em uma dessas descidas rápidas, o jogador do tricolor inverteu para Carlinhos que entrava na área. Mas o jogador pegou de raspão na bola e desperdiçou boa oportunidade.
Aos 38 minutos, baixa na equipe mineira. Gilberto, que ao lado de Fábio vinha sendo o melhor do time de Cuca, sentiu e não conseguiu continuar em campo. Em seu lugar entrou Marquinhos Paraná, que mudou o estilo de jogo cruzeirense.
Pouco antes do intervalo, uma última chance. Conca deu linda enfiada de bola para Carlinhos que tentou finalizar. Outra ótima defesa de Fábio.
Cariocas e mineiros foram para os vestiários com o placar ainda zerado. Culpa dos goleiros, que tiveram ótima atuação no primeiro tempo.
SEGUNDA ETAPA
No segundo tempo, o técnico Muricy Ramalho colocou Alan no lugar de Rodriguinho. No Cruzeiro, nenhuma modificação. Não mudo também o estilo dos mineiros, que assustaram primeira, mais uma vez. E, para variar, mais uma boa defesa de Fernando Henrique em chute de Thiago Ribeiro.
O Flu respondeu rápido e com objetividade. Após cobrança de escanteio, Leandro Euzébio subiu sozinho e cabeceou forte, sem chances para o goleiro. 1 a 0 para o Fluminense e explosão da torcida no Maracanã.
Pouco depois, animado com o gol, Alan exigiu boa defesa do goleiro Fábio em chute de fora da área.
O técnico Cuca, na tentativa de buscar o empate, colocou o atacante Robert no lugar do volante Fabrício, aos 17 minutos. Com isso, Wellinton Paulista recuou, virando terceiro atacante e ajudando na armação, carente desde a saíde de Gilberto, na primeira etapa.
Em mais uma tentativa de igualar o placar, Cuca colocou o colombiano Reina no lugar de Everton quando faltavam 15 minutos para o fim do jogo.
Pouco depois da entrada do colombiano, Wellinton Paulista cobrou falta forte, do meio da rua, e a bola passou muito perto do gol tricolor.
O Fluminense recuou depois do gol e o Cruzeiro dominou as ações de ataque. O zagueiro Gum se tornou um dos destaque, sempre afsatando o perigo.
Na garra e no preparo físico os cruzeirenses tentavam de todas as formas, baseando os ataques em lançamentos para dentro da área, já que contava com jogadores altos como Thiago Ribeiro e Roberto na espera da bola.
No final da partida, as tentativas da equipe de Cuca foram frustradas e os cariocas saíram de campo com a liderança do campeonato embaixo do braço. Na próxima rodada, o Tricolor faz tem um clássico contra o Botafogo, no Engenhão e o Cruzeiro recebe o Grêmio em casa.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/7/2010 – 21h (de Brasília) Renda e público: R$597.405/28.479 pagantes Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR – FIFA) e Enio Ferreira de Carvalho (DF)
Cartões Amarelos: André Luis, Leandro Euzébio, Diguinho, Carlinhos (FLU); Fabrício, Marquinhos Paraná, Wellinton Paulista, Gil (CRU)
GOLS: Leandro Euzébio, 8′, 2ºT (1-0)
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Leandro Euzébio, Gum e André Luis; Mariano,Diogo, Diguinho, Conca e Carlinhos; Rodriguinho (Alan, intervalo) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.
CRUZEIRO: Fábio, Rômulo, Caçapa, Gil e Diego Renan; Fabrício (Robert, 17’/2ºT), Henrique, Gilberto (Marquinhos Paraná, 38’/1ºT) e Everton (Reina, 29’/2ºT); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.
