O Flamengo começou a maratona da Taça Libertadores vencendo o Universidad Católica, do Chile, por 2 x 0, com direito até a penalte desperdiçado por Vágner Love. Léo Moura e Adriano foram os artilheiros da noite, no Maracanã.
Apesar do nervosismo da estréia, Andrade comentou que o time soube tirar proveito do fato de jogar em casa e a vitória foi mais que justa, apesar das dificuldades imposta pelos chilenos.
A vitória não foi tão fácil quanto o placar sugere. O primeiro susto veio à tarde: o goleiro Bruno foi vetado com dores na coxa direita – cedeu lugar ao jovem Marcelo Lomba, que teve boa atuação. O segundo veio assim que a bola rolou: o volante Willians foi expulso após desferir cotovelada num atleta do time chileno, com apenas dois minutos de jogo.
No instante em que a apreensão tomava conta de todos no Maracanã, o lateral-direito Leonardo Moura, em bela cobrança de falta, alegrou a torcida: 1 a 0 para o Flamengo. Com um homem a mais, o time chileno pressionou, mostrando muita vontade e pouca técnica.
A Universidad Católica arriscou chutes de longa distância, acertou uma bola no travessão e, quando parecia próxima do empate, sofreu uma baixa: o meia Mirosevic recebeu cartão vermelho nos minutos finais da etapa inicial. A torcida rubro-negra comemorou a expulsão como se fosse um gol.
O Flamengo também não fez um grande segundo tempo. Mas cresceu de produção e jogou o suficiente para estrear com o pé direito na Libertadores. Léo Moura foi o melhor em campo. Fez o primeiro gol e participou do segundo. Foi dele o passe perfeito para o atacante Adriano balançar as redes e marcar 2 a 0. Ele bateu com tranquilidade na saída do goleiro Garcês.
FLAMENGO 2 X 0 CATÓLICA
Flamengo – Marcelo Lomba; Leonardo Moura (Éverton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Vinícius Pacheco (Fernando); Vágner Love (Petkovic) e Adriano. Técnico: Andrade
Universidad Católica – Garcés; Fuentes, Ponce e Martinez; Silva, Henriquez (Mena), Valenzuela, Damián Diaz, Toloza (Mannara) e Mirosevic; Juan Morales (P.Vrandjcan). Técnico: Marco Figueroa
Gols – Leonardo Moura, aos 10 minutos do primeiro tempo. Adriano, aos 13 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos – Vágner Love (Flamengo); Silva, Ponce e Mena (Universidad Católica)
Cartões vermelhos – Willians (Flamengo); Mirosevic (Universidad Católica)
Árbitro – Carlos Amarilla (PAR)
Renda e público – Não disponíveis
Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)