A história de 2007 e 2008 se repetiu no Rio de Janeiro neste domingo. Flamengo e Botafogo se enfrentaram na final do Campeonato Carioca e, pela terceira decisão consecutiva, o time rubro-negro derrotou o rival e conquistou o campeonato estadual. Desta vez, o elenco comandado por Cuca venceu o clube alvinegro nos pênaltis após um 2 a 2 no tempo normal e ficou com o título.
Agora, com mais esse título, o Flamengo alcança mais um número invejável no Rio de Janeiro. O clube chega ao seu 30º título estadual e iguala o rival Fluminense como o maior vencedor do Rio de Janeiro. O Botafogo, por outro lado, tem 18 troféus.
Além desses números, o técnico rubro-negro, Cuca, desencanta em sua carreira de treinador ao conquistar seu primeiro título de expressão e acabar de vez com a “síndrome do vice”. Nos dois últimos anos, quando o Botafogo ficou com o vice, o técnico era o próprio Cuca. Mas a síndrome parece ter acabado.
Outro número impressionante é o de torcedores no Maracanã. 78.393 amantes do futebol assistiram ao duelo e proporcionaram uma renda de R$ 1.989.415.
O Flamengo saiu na frente com Kleberson, de cabeça, e ampliou novamente com o pentacampeão do mundo, cobrando falta. No segundo tempo, o Botafogo foi melhor e conseguiu empatar com Juninho e Túlio Souza.
Nas cobranças de pênaltis, Leandro Guarreiro e Juninho desperdiçaram e o Flamengo enfim conquistou o tricampeonato estadual.
No entanto, o lance triste ficou por conta do capitão Fábio Luciano. Nos acréscimos do tempo normal, o defensor subiu para cabecear e tocou a mão na bola. Como já tinha cartão amarelo, acabou expulso de campo no dia de sua despedida do futebol.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 (4) x (2) 2 Botafogo
Gols
Flamengo: Kléberson, aos 19min e aos 38min do 1º tempo
Botafogo: Juninho, aos 16min do 2º tempo e Túlio Souza aos 18min do 2º tempo
Ponto Forte do Flamengo
Meio-campo formado por Ibson e Kleberson praticamente tomou conta do jogo com o pentacampeão marcando os dois gols do Fla
Ponto Forte do Botafogo
Depois de um primeiro tempo apagado, time alvinegro reverteu o quadro no segundo tempo
Ponto Fraco do Flamengo
Atacantes não participaram efetivamente do duelo
Ponto Fraco do Botafogo
Time sentiu muito as ausências de Maicosuel e de Reinaldo que, machucados, ficaram fora da final
Personagem do jogo
Bruno, que defendeu um pênalti no tempo normal e mais dois nas cobranças que levaram o Fla ao título
Destaque negativo do jogo
O zagueiro Fábio Luciano, em sua partida de despedida, acabou expulso depois de colocar a mão na bola já nos acréscimos
Esquema Tático Flamengo
3-5-2
Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Kléberson, Ibson e Juan; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel); Técnico: Cuca
Esquema Tático Botafogo
3-6-1
Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Víctor Simões; Técnico: Ney Franco
Cartões Amarelos
Flamengo: Aírton Ibson
Botafogo: Leandro Guerreiro, Emerson, Túlio Souza
Cartões Vermelhos
Flamengo: Fábio Luciano
Árbitro
Péricles Bassols
Local
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)