Aconteceu no dia 4 de outubro de 1970. Há exatos 40 anos, portanto, Emerson Fittipaldi conquistava no circuito americano de Watkins Glen a sua primeira vitória na Fórmula 1 e o primeiro dos 101 triunfos do Brasil na principal categoria do automobilismo.
Fittipaldi, que fora efetivado na Lotus após marcar pontos logo no seu segundo GP, na Alemanha, de repente se viu como primeiro piloto após a morte de Jochen Rindt, então líder do Mundial. E, nessa etapa dos Estados Unidos, tinha a responsabilidade de tentar tirar pontos de Jacky Ickx, único que poderia tirar o título do austríaco.
Como sempre foi um calculista, Emerson corrida sistemática, poupando o equipamento no início da corrida e subindo posições à medida em que os adversários tinham problemas nas 108 voltas da corrida. Ickx foi um dos que abandonaram e o líder Pedro Rodríguez teve de fazer um reabastecimento, algo pouco comum à época a poucas voltas do fim, dando a liderança a Fittipaldi.
Sem cometer erros, o brasileiro levou seu Lotus à bandeira quadriculada e deu o pontapé definitivo para uma tradição de vitórias do Brasil na F-1. Foram mais 13 suas, uma de José Carlos Pace, 23 de Nelson Piquet, 41 de Ayrton Senna e 11 de Rubens Barrichello e Felipe Massa. Isso sem contar os dois títulos mundiais do próprio Emerson, mais os seis dos tricampeões Piquet e Senna.