×

Penedo

Fiscalização Preventiva Integrada flagra mais irregularidades em Penedo

Nesta quarta-feira (21), foram apreendidas armadilhas e aves silvestres

Durante a fiscalização aquática realizada em cerca de 30 Km do rio São Francisco, nessa terça-feira (20), foram apreendidas 495 armadilhas feitas com tela plástica, garrafas pets e bambu, todas elas, em dimensões ilegais, ou seja, impróprias à pesca. Também foi recolhida uma rede de nylon, em tamanho inferior ao permitido. Em seis embarcações vistoriadas, o Ibama, o Batalhão de Polícia Ambiental e a Marinha fizeram a soltura de aproximadamente 1 mil camarões, pitus (ameaçados de extinção) e peixes. Três barcos foram notificados, dois receberam autos de infração e um deles, acabou sendo lacrado. Dentre as infrações flagradas estavam ausência de coletes salva-vidas e seguro obrigatório e condutores inabilitados.

A FPI também apreendeu dezenas de pássaros silvestres das mais variadas espécies. “Canários, sabiás, caboclinhos, galos de campina, essas foram apenas algumas das espécies que nós encontramos. Foram 60 apenas com uma das equipes. Inclusive, boa parte dessas aves estava num estabelecimento comercial chamado Bar do Bode. Na manhã desta quarta-feira as aves foram levadas para o Ibama. Também é importante explicar que muita gente, percebendo o nosso trabalho nas ruas, resolveu entregar, de forma voluntária, outros pássaros silvestres”, informou o promotor de Justiça Alberto Fonseca.

No mesmo bar também houve a apreensão de um couro de jacaré. “Não podemos afirmar que a carne foi consumida lá dentro, entretanto, o filho do proprietário do estabelecimento confirmou que havia comprado o jacaré de um caçador clandestino. A caça no Brasil é proibida e, portanto, jamais qualquer pessoa pode praticar esse tipo de atividade. Encaminhamos o jovem à delegacia e ele foi multado em 10 mil. O couro foi apreendido, vamos levá-lo para ser empalhado e, depois, ele ficará exposto no BPA”, detalhou o capitão Alex de Martella Orsi, comandante do Batalhão Ambiental.

A equipe responsável pela fiscalização de espaços de mineração visitou três locais. Houve auto de infração aplicado contra uma das mineradoras pelo exercício clandestino da atividade.