O Procon/AL- órgão vinculado a Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – realiza fiscalização educativa nos hotéis de Maceió, nos dias 19, 22 e 23 de dezembro, das 9h às 14h. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Secretaria Estadual de Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL).
O objetivo da iniciativa é orientar turistas para só contratar guias e agências que sejam credenciados no Cadastro de Empresas e Profissionais que integram a cadeia do Turismo (Cadastur). “Todos os anos chegam diversas reclamações ao Procon sobre o exercício ilegal dessas atividades. Para coibir a ilegalidade e evitar que o consumidor seja prejudicado estamos empenhados para fazer esse tipo de conscientização”, explica o superintendente do Procon/AL, Adalberto Tenório.
Durante a ação serão distribuídos adesivos educativos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além do guia do consumidor turista em português, inglês e espanhol. “O guia é um diferencial, pois é bem prático e com uma linguagem fácil”, ressalta Tenório.