×

Meio Ambiente

Fiscalização ambiental será intensificada no Estado de Alagoas

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), firmou nesta terça-feira, dia 21, um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. A reunião de assinatura do TCT ocorreu no salão do Palácio Marechal Floriano Peixoto, Praça dos Martírios e teve o objetivo de intensificar a fiscalização ambiental e dos recursos hídricos em todo o Estado durante os próximos cinco anos.

De acordo com o Termo, o BPA ficará responsável pelo planejamento das ações de fiscalização juntamente com o IMA e a SEMARH, além da promoção de atividades de educação ambiental e a instalação de postos avançados em pontos estratégicos.

O subcomandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, assinou o documento representando o compromisso da corporação com o conteúdo do Termo. “Essa assinatura reforça e estreita os laços já existentes entre o BPA e os órgãos de proteção ao meio ambiente em Alagoas. Esse trabalho em conjunto dará ainda mais condições técnicas e possibilitará uma maior capacitação da tropa que lida diariamente com os crimes ambientais”, frisou o coronel Luciano.

Parte do percentual das multas geradas na fiscalização será revertida para investimentos em recursos humanos e materiais do Batalhão Ambiental, que serão divulgados periodicamente através de relatórios de emprego.

O Termo foi assinado ainda pelo vice-governador do Estado, José Wanderley Neto, pelo secretário da SEMARH, Alex Gama e pelo diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto. Representaram a corporação, também, o comandante do CPAI-I, tenente-coronel Manoel Veríssimo e o comandante do BPA, major Everaldo Gouveia, além de uma representação de oficiais e praças do Batalhão Ambiental.