×

Maceió

Fiscais e educadores ambientais da Slum fazem ação conjunta na orla

A busca permanente pela conscientização de consumidores e ambulantes motivou uma operação conjunta entre fiscais e educadoras ambientais da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). No último final de semana, eles percorreram a orla no trecho que compreende o Posto 7, em Jatiúca, até a praia do Mirante da Sereia.

O trabalho não teve caráter punitivo, mas de esclarecimento para os pequenos comerciantes. Em geral, por conta dos produtos que comercializam – como coco, caldo de cana e refrigerantes -, acabam produzindo lixo quase diariamente. Nem todos se preocupam em fazer a acomodação correta do lixo e acabam descartando-o em via pública. Outros deixam os resíduos na própria areia.

Durante a abordagem, as educadoras ambientais orientaram quanto à maneira correta para o acondicionamento e, principalmente, para os deveres dos geradores, previstos no Código de Limpeza Urbana de Maceió. Conforme o texto, é responsabilidade de todo cidadão, bem como comerciantes, o armazenamento e disposição do lixo nos dias da coleta regular. Em caso de produção de lixo superior a 100 litros, cabe ao gerador contratar uma empresa especializada para a retirada.

Os fiscais explicaram aos comerciantes que, caso os procedimentos com o lixo não sejam adotados, eles poderiam sofrer as sanções da lei. Para ter um controle das áreas visitadas e os comerciantes abordados, todo o trabalho foi registrado com fotos e também filmado. Nos próximos finais de semana, sem aviso prévio, a fiscalização deverá retornar aos mesmos pontos.

Paralelamente ao trabalho de conscientização, os consumidores e banhistas também foram abordados. A eles foram entregues sacolas plásticas para o acondicionamento das pequenas quantidades de lixo geradas pelo consumo de produtos à beira-mar. A atividade teve uma boa repercussão e foi aprovada pelos frequentadores da praia.