×

Maceió

Fiscais do Procon-AL autuam empresas de crédito consignado

Em comemoração ao dia do Código de Defesa do Consumidor, os Procons de todo o país fizeram uma ação conjunta sobre empréstimos consignados. Em razão disso, o Procon-AL – órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – realizou nos dias 11,12 e 13 deste mês, uma fiscalização nas empresas que trabalham com empréstimos consignados em Maceió.

Durante este período, os fiscais do Procon-AL visitaram 39 agências e constataram que apenas 13 estavam em situação regular. As principais irregularidades foram: falta de crachás dos funcionários, ausência do telefone gratuito prefixo 0800 da ouvidoria e do telefone fixo dos bancos, a não fixação de banners com a descrição de todos os bancos com que a empresa trabalha e a falta das taxas de juros pertinente a cada instituição financeira.

As empresas autuadas vão ter prazo de 15 dias para fazer as correções estabelecidas em lei. Não se enquadrando, podem receber multas que variam de R$ 450,00 a R$ 6,5 milhões reais.
Qualquer dúvida que o consumidor tiver pode entrar em contato com o Procon através do telefone 151.