×

Alagoas

Fiscais do Mapa iniciam auditoria em Alagoas

Os fiscais agropecuários federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram na tarde desta segunda-feira (5), uma série de visitas aos escritórios da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O objetivo da fiscalização é avaliar as ações desenvolvidas no Estado no combate à aftosa.

A auditoria, cujo resultado pode levar Alagoas a mudança do status sanitário para área livre da aftosa com vacinação, teve início, em Maceió, pelo escritório sede da Adeal e segue até a próxima sexta-feira (9).

Na auditoria, os dois fiscais do Mapa – que fazem parte do Departamento de Saúde Animal (DSA) – participaram de reuniões com diretores e técnicos da Agência de defesa agropecuária, conhecendo a estratégia montada no combate à aftosa.

O diretor Técnico, Ironaldo Monteiro, e o gerente de Defesa Animal da Adeal, Caio Coelho, vão acompanhar o trabalho dos auditores do Ministério da Agricultura, a partir desta terça-feira (6), nos sete municípios alagoanos que serão auditados.

Na oportunidade, os fiscais também analisarão as correções das inconformidades registradas pelo Mapa na última auditoria.

Em janeiro passado, a estrutura de defesa e inspeção agropecuária montada em Alagoas no combate à aftosa passou por uma auditoria orientativa do Ministério da Agricultura. A inspeção teve o objetivo de orientar e preparar Alagoas para receber a auditoria definitiva do Mapa que teve início esta semana em Alagoas.