Uma comissão provisória composta por fiscais agropecuários de todo o país estará em Alagoas entre os dias 26 e 29 deste mês para promover a criação da UNAFA – União Nacional dos Fiscais Agropecuários. A entidade, que se propõe a destacar a importância deste profissional no contexto produtivo nacional, surge também com a missão de obter o devido reconhecimento – inclusive financeiro – da atividade, que ganha a cada dia mais relevância dentro dos padrões de exigência relativos à produção de alimentos.
“Pretendemos congregar todos os profissionais do país na construção de uma Defesa Agropecuária mais aberta e voltada às condições adequadas de ambiente para uma excelência de produção de alimentos que também atenda às condições necessárias ao desenvolvimento de nosso trabalho, com a eficiência e a agilidade cobrados pelas autoridades da área”, afirmou o presidente da Comissão Provisória, Helenildo Elias Cândido Romano.
Reunindo mais de 10 mil profissionais no Brasil, o serviço de fiscalização agropecuária tem como atribuições executar a defesa sanitária animal e vegetal; exercer a inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal; controlar a produção, comércio, uso, armazenamento, transporte e destino de embalagens e resíduos de agrotóxicos; proceder a classificação e padronização de produtos e subprodutos de origem animal; realizar levantamento e mapeamento de ocorrências sanitárias animais e vegetais; e fiscalizar o trânsito de animais e vegetais.
A criação da UNAFA acontece, coincidentemente, no mesmo período de realização do maior evento da área no Estado, a Exposição Agropecuária e de Produtos Derivados de Alagoas – Expoagro 2010 – que, nesta sua 60ª edição contou mais uma vez com o trabalho dos fiscais agropecuários alagoanos, não só na desinfecção de todos os espaços destinados aos animais para protegê-los de infecções e evitar a proliferação de doenças, mas também na fiscalização da documentação dos animais.
“É importante lembrar que essa união de forças com criadores e produtores possibilitou também a mudança de status de Alagoas para uma zona de risco médio da aftosa gerando mais qualidade e maior volume de negócios. Com a UNAFA estaremos ainda mais fortalecidos em prol da eficiência da cadeia produtiva em nosso país”, ressalta Romano.