
Penedense Jan foi absolvido
O campeonato alagoano da segunda divisão ainda não tem um campeão. O rumoroso caso que envolveu as equipes do Santa Rita e do União na partida que decidia o título da temporada, foi parar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/AL). Na noite desta quinta-feira (12) vários atletas, técnicos e a equipe do União Futebol Clube, foram julgados pela 2ª Comissão Disciplinar do TJD.
Santa Rita
No lado da equipe de Boca da Mata, o lateral direito Sabará foi punido com uma partida de suspensão.
União
O time do União teve quatro jogadores denunciados pela Procuradoria, mas apenas dois, compareceram ao julgamento. O lateral esquerdo Jan, foi absolvido, enquanto que o lateral direito Hermane, foi punido com duas partidas de suspensão. Já o meia Braw e o atacante Fagner, não compareceram, segundo a direção da equipe Palmarina os dois jogadores foram dispensados e estão atuando no futebol baiano, mas devem ser convocados para um novo julgamento.
Marinaldo, Dias e União
Nas primeiras horas desta sexta-feira (13) entrou em pauta o julgamento mais esperado. O goleiro Dias e o técnico Marinaldo Lima, do União, sentaram no banco dos réus, os dois principais protagonistas da partida que não acabou. O goleiro Dias, foi citado na súmula do árbitro Francisco Carlos de ter recebido orientações do técnico do União para cair.
Relatos
O goleiro Dias confirmou que tinha sofrido uma joelhada na coxa direita – também conhecido como tostão – ainda no primeiro tempo e que teria comunicado ao Massagista da equipe. “Voltei para o segundo tempo ainda sentindo, mas fui para o pau, pois não queria ficar fora da decisão” afirmou. Dias negou qualquer orientação vinda do banco de reservas para ele cair. O goleiro confirmou fez exames e continua fazendo fisioterapia em uma Clínica em União dos Palmares.
O técnico e Presidente do União, Marinaldo Lima, também negou qualquer orientação para o goleiro caísse em campo. “Jamais faria isso” desabafou.
Laudos
A defesa do União Futebol Clube, apresentou comprovantes, que atestam a lesão do atleta. Em laudo assinado pelo Dr. José Márcio Bennig Araújo, a coxa direita do goleiro Dias, tem uma estrutura óssea conservada e ausência de sinais de fratura, mas recomendou uma ecográfica (Técnica de imagem médica que utiliza a reflexão (eco) de um feixe de ultra-sons!ultrassons pelos órgãos). Em um atestado médico o atleta é afastado das funções por se encontrar com uma mialgia (que é uma dor muscular, localizada ou não, que surge devido a tensões nos músculos). Foi apresentado ainda pela defesa um recibo no valor de R$ 150,00 pelas dez sessões de fisioterapia que o jogador vai fazer, até agora ele só fez três.
Relator
Depois de ouvir os acusados, o Relator do Processo, Pablo Benamor de Araújo Jorge, afirmou que não estava apto para proferir o seu voto, pois não via robustez nas provas apresentadas e pediu diligência no caso. Hoje sexta-feira (13) o Presidente da 2ª Comissão Disciplinar, Rogério Melo Teixeira, deve solicitar em conjunto com a Procuradoria e a Relatoria, uma perícia nos exames médicos apresentados, que deverá ser feita pelo Conselho Regional de Medicina, além da oitiva da Fisioterapeuta Lidiane B. Santos e do árbitro Francisco Carlos Nascimento.
O caso
No jogo o Santa Rita marcou o único gol da partida aos 32 minutos do segundo tempo e naquele momento o União estava reduzido a sete jogadores – limite máximo de jogadores para uma equipe disputar uma partida – aos 36 minutos o goleiro Dias, caiu em campo com uma contusão e não teve mais condição de jogo, como o União já tinha feito as três substituições, a partida dada por encerrada pelo árbitro Francisco Carlos, que relatou na súmula os fatos ocorridos.