Já garantidos no Campeonato Brasileiro da Série B de 2011, ASA e Paraná Clube se enfrentaram na noite deste sábado (13), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela 36ª rodada da competição. E o bom público que esteve presente ao estádio viu o Alvinegro jogar de forma relaxada, muito aquém do que vinha jogando. O time até que se segurou enquanto pôde, mas, errando muito nas finalizações, acabou saindo de campo com a derrota, por 1×0. O gol foi assinalado por Fernando Gabriel, aos 42 minutos da etapa final.
Com este resultado, o ASA desceu uma posição na tabela. Agora está na 8ª colocação, com 51 pontos. Na 37ª rodada, no próximo sábado (20), o Alvinegro vai receber o América-RN, em Arapiraca, às 16 horas (de Alagoas), despedindo-se da torcida, em casa, nesta competição. Já o Paraná, com a vitória, ficou com 52 pontos e passou o ASA. O time paranaense agora ocupa a 7ª colocação. No próximo jogo o Paraná recebe o Bragantino, em Curitiba-PR, às 17 horas (de Brasília).
Como detalhe, o zagueiro Edson Veneno, do ASA, de forma irresponsável, foi expulso aos 46 minutos do segundo tempo, depois de dar um chutão no atacante Kelvin. Como ele já tinha recebido o cartão amarelo, recebeu o segundo e, em seguida, o vermelho.
ASA é melhor, mas não acerta o pé
O jogo começou movimentado, com as duas equipes indo ao ataque. E aos 3 minutos, o torcedor do ASA levou um susto no Coaracy da Mata. A bola foi recuada para o goleiro Paulo César e ele errou o chute, quase marcando o que seria um inacreditável gol contra, mas para alívio do Alvinegro a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 10 minutos, foi a vez de o Alvinegro chegar com perigo ao gol de Juninho. O volante Audálio recebeu um bom passe do Ciel e chutou forte da entrada da área, mas o goleiro Juninho efetuou a defesa em dois tempos.
O Paraná chegou dando outro susto no Alvinegro, aos 15 minutos, quando após cobrança de escanteio pela direita, o cruzamento saiu fechado e o goleiro Paulo César defendeu meio que de forma estranha e espalmou a bola para fora, quando o atacante do time paranaense já ia cabecear.
Mas o jogo era lá e cá e o Alvinegro respondeu aos 17 minutos, quando o lateral Marcos Tamandaré foi acionado pela direita e o meia Medina tentou o cabeceio de “peixinho” na pequena área, mas chegou atrasado e não achou a bola, desperdiçando a boa oportunidade.
Nesse momento o Alvinegro já começava a dominar as ações do jogo e conseguia neutralizar o Paraná, não permitindo uma reação do time adversário. E aos 20 minutos, outra boa chance alvinegra. Após a boa roubada de bola no centro de campo, o atacante Luiz Mário dominou na entrada da área e arriscou o chute de longe, mas a bola passou muito longe do gol de Juninho.
O time do ASA era melhor e a essa altura até já merecia o primeiro gol, mas apesar da pressão que exercia sobre o Paraná, não conseguia acertar o pé e finalizar com êxito. Em um desses momentos, aos 38 minutos, o ASA tentou, com Marcos Tamandaré, mas Henrique salvou, mandando a bola para a linha de fundo e livrando o que poderia ser o gol alvinegro. Diante disso, a primeira etapa foi encerrada com um zero a zero.
Quem não faz, leva
As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. Os dois técnicos preferiram manter as mesmas formações que iniciaram o jogo. E o ASA seguia fazendo uma boa marcação sobre o adversário, que voltou para o segundo tempo mostrando mais disposição. Enquanto isso, o Alvinegro errava muitos passes e o Paraná chegava com perigo em velocidade.
O jogo ficou chato e sem emoção. Muitos lances truncados. Nem o ASA nem o Paraná conseguiam criar jogadas que resultassem em lances de perigo em gol. O setor de meio-campo do Alvinegro errava e o ataque não chegava. Assim, o goleiro Juninho ficava somente observando a partida.
Mas aos 18 minutos, o Alvinegro chegou. Após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Plínio, veio de trás, acertou um “peixinho”, mas o goleiro Juninho, muito bem colocado, caiu no canto esquerdo e faz boa defesa. Com muitos erros de finalização, o ASA não conseguia chegar ao primeiro gol. Enquanto isso, o técnico Roberto Cavalo colocou todo o time para o ataque e o tempo ia passando.
Aos 26 minutos, o atacante Luiz Mário dominou bola pela direita e arriscou o chute de longe, mas para sorte do Paraná, a bola passou perto do travessão, à direita do goleiro Juninho. Aos 31 minutos, outra boa oportunidade do Alvinegro, mas o time continuava desleixado e não conseguia acertar o pé. Nesse novo bom momento, em nova bola alçada pela direita, o meia Medina surgiu entre os zagueiros e cabeceou no canto esquerdo de Juninho, que se esticou todo e faz a defesa.
Aos 39 minutos, o bom momento foi do time do Paraná. Após de uma boa troca de passes pela direita, o lateral Murilo recebeu a bola na entrada da área e chutou rasteiro, mas ela foi na rede pelo lado de fora, à esquerda de Paulo César.
Mas se o gol não saiu nesse momento, aos 42 minutos o Paraná conseguiu abrir o placar. Após bate rebate na grande área, a bola sobrou para o meia Fernando Gabriel. Ele só fez fintar o zagueiro e chutou com força, na saída do goleiro Paulo César, que não pôde fazer nada e só viu a bola morrer no fundo da rede: 1×0.
FICHA TÉCNICA
ASA 0x1 Paraná – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Dia: 13/11/2010
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Horário: 20 horas (de Alagoas)
Árbitro: Alício Pena Júnior – MG
Assistentes: Ailton Farias da Silva – SE e Ivaney Alves de Lima – SE
Cartões amarelos: Rogério, Edimar e Camargo (Paraná); Cal (ASA)
Cartão vermelho: Edson Veneno (ASA)
Gol: Fernando Gabriel – 42′ do 2º tempo (Paraná)
EQUIPES:
ASA – Paulo César; Marcos Tamandaré (Rincón), Plínio, Edson Veneno e Silvio; Magal, Cal, Medina e Audálio; Luiz Mário (Tiago) e Ciel. Técnico: Vica.
Paraná – Juninho; Murilo, Rogério, Tiago e Henrique (William); Edimar (Mendez), Chicão, Camargo e Fernando Gabriel; Somália (Júnior) e Kelvin. Técnico: Roberto Cavalo.