Neste fim de semana, nos dias 10 a 12 de junho, a Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária será sede da Feira Agroecológica Novo Jardim, uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST) e que conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diversos movimentos. A Feira acontece das 6h30 às 23h com a participação de 20 agricultores familiares vindos de assentamentos rurais nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias.
Serão comercializados produtos in natura e/ou manipulados, como: macaxeira, milho, coco, batata, inhame, banana, mamão, laranja, cana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, doces, farinha, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais. Além disso, haverá uma banca de exposição e venda de artesanatos em macramê feitos por um grupo de agricultoras e agricultores da comunidade rural Morro das Graças, localizada em União dos Palmares.
A feira promove a exposição e comercialização de produtos alimentícios livres de agrotóxicos, que demonstram o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar no Estado de Alagoas, em parceria com as comunidades na capital alagoana. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, promover a cultura alagoana e nordestina e dar destaque à preservação ambiental e à preservação da cultura alimentar livre de agrotóxicos.
Entre as associações que parceias estão o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas(Iteral), Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, MOPS-AL, ANEPS, Coletivo da Terra e Coletivo Sabiá Experimentos Agroecológicos.
Atrações
Na sexta (10), a partir das 18h a Feira se torna palco do Cineclube, que, nesta edição debate o meio ambiente e alternativas agroecológicas de interação com a natureza. Às 19h30min terá aulão de Fitdance com a professora Misterly Estrela, e a programação é finalizada ás 20h30 com apresentação cultural dos grupos de pagode Cartas na Mesa e Papo Reto.
No sábado (11), acontecem os atendimentos em práticas integrativas como massagens, auriculoterapia e reflexologia com a equipe de voluntários da Sala de Cuidados da UFAL e dos coletivos MOPS-AL e ANEPS. Os atendimentos são gratuitos e abertos ao público visitante e aos feirantes, das 9h às 17h.
A programação cultural terá início às 15h, com o Palco Aberto, ou seja, prestigiar e também se apresentar em um espaço livre para poesia, dança, música, entre outras performances. Já estão confirmadas atrações como Junior di Castro, de Olinda – PE, Ed Salú, vocalista da banda Nação Palmares e Haquilles, jovem cantor da capital alagoana. Às 19h30min a apresentação musical será com Guilla Gomes e Rudson França, garantindo a animação do samba rock.
Às 21h30min diretamente de Olinda – PE, a banda Forró Escaletado, pela primeira vez em Maceió e que recentemente lançou o seu primeiro EP, traz muito forró pé de serra, xote e baião para esquentar nosso arraiá.
Durante todo o evento a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim se torna um ponto de coleta de doações para as famílias atingidas durante as fortes chuvas.
Serviço
Feira Agroecológica Novo Jardim
Datas: 10, 11 e 12 de junho de 2022
Local: Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim
Horário de funcionamento: 6h às 23h
Mais informações e contato para entrevistas: (82) 98887-8196 (Diana Aleixo)
Instagram/Facebook : @feiraagroecologicanovojardim