×

Meio Ambiente

Fim de semana deve ser de chuva no Litoral e Zona da mata de AL

O final de semana em Alagoas poderá ser marcado por chuvas moderadas ainda no final desta sexta-feira, no sábado e, principalmente, no domingo. Pelo menos esta é a previsão da gerência de Clima e Tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Depois de uma trégua, as chuvas voltaram a cair no Estado neste mês de agosto, e, segundo a previsão da Semarh, haverá chuva no litoral Norte e Sul e na Zona da Mata do Estado.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, major Alan Leite, os piores períodos chuvosos já passaram e aconteceram nos meses de maio e junho. “Em agosto, a incidência das chuvas é bem menor do que no início do inverno. Não tivemos registros de ocorrências sérias nestes últimos dias de chuva”.

Ainda de acordo com o major, diante da possibilidade de deslizamentos de barreiras, as famílias devem desocupar as casas imediatamente. “Além do nosso trabalho, a população tem que estar atenta às ações preventivas para evitar maiores problemas nas áreas de risco”, orientou.

A preocupação do órgão é maior em relação ao período da quadra chuvosa, que corresponde aos quatro meses em que mais chovem. “A quadra chuvosa tem início em abril e se estende até o mês de julho. Historicamente, neste mês de agosto não chove com tanta frequência”, explicou.

Ainda segundo o major Alan Leite, a Defesa Civil sempre alerta às pessoas que moram em áreas consideradas de risco, ou seja, em locais próximos a encostas ou às margens de rios, que desocupem suas casas no momento em que começar a chover.

“Nesta hora, procurar casas de parentes ou conhecidos que estejam localizadas em lugar seguro garantem pelo menos salvaguardar a vida”, alertou o secretário executivo da Defesa Civil, major Alan Leite.

Em Maceió, existem pelo menos 70 áreas de risco e no restante do Estado os vales do Mundaú e Paraíba merecem também uma atenção especial.

Qualquer ocorrência pode ser comunicada ao Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou pelo telefone da Defesa Civil Estadual, por meio do telefone 3315-2822.