×

Política

Fim de prazo congestiona Cartório Eleitoral da cidade de Penedo

Fim de prazo congestiona Cartório Eleitoral de Penedo

Termina nesta quarta-feira, 9 de maio, o prazo para os eleitores retardatários regularizarem o título eleitoral. Como já era de se imaginar, centenas de pessoas deixaram para procurar o Cartório Eleitoral no último dia e por conta disso estão tendo que enfrentar uma gigantesca fila, em busca do atendimento que por cerca de 10 meses foi oferecido à população.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Penedo, Thiago Costa Régis, não tem como atender a todas as pessoas que estão na fila por que atualmente apenas 10 pessoas, entre estagiários e servidores do judiciário, estão trabalhando no processo de regularização do título eleitoral.

“Temos poucas pessoas ajudando, número reduzido de computadores e internet deficiente. Por isso acredito que não será possível atender a todos que estão na fila. O povo tem que tomar ciência de que as coisas precisam ser revolvidas com calma, clareza e eficiência”, declarou o chefe do Cartório Eleitoral de Penedo.

Ainda segundo Thiago, 200 fichas foram distribuídas entre os retardatários. O horário para o fim do prazo é às 14h30min desta quarta-feira, 9, no entanto, caso chegue a esse horário e ainda tenham pessoas esperando atendimento, o processo será realizado normalmente até que todas as pessoas que tenham recebido senhas sejam atendidas.

O eleitor que não participar do processo de revisão biométrica terá o título eleitoral cancelado e isso implica em sérios prejuízos como o impedimento de nomeação a cargo público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino, obtenção de passaporte ou carteira de identidade. Os faltosos também terão benefícios como o Bolsa Família suspensos, dentre outras punições previstas pelo Código Eleitoral Brasileiro.

O prazo é determinado pela Lei nº 9.504/1997, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição que neste ano acontece no dia 07 de outubro, ocasião em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do mais de 5,5 mil municípios brasileiros.