×

Cultura

Filmes nacionais encerram mostra no Rio

Em Macunaíma, filme produzido em 1969 por Joaquim Pedro de Andrade, temos a expressão cinematográfica da obra de Mário de Andrade

Dois filmes nacionais encerram no próximo fim de semana o projeto A História da Filosofia em 40 Filmes, que acontece no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio de Janeiro. No sábado (27) e domingo (28) serão exibidos, respectivamente, Brás Cubas e Macunaíma. A entrada é franca.

O curso totaliza 40 aulas. Ao final da exibição de cada filme, Alexandre Costa e Patrick Pessoa proferem uma palestra sobre o teor filosófico do filme apresentado. “A mostra é um sucesso. Chegamos a ter mais de 300 pessoas por sessão aos sábados. Vamos encerrar em grande estilo”, comemora a produtora Lara Valentina Pozzobon.

Com curadoria de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, a mostra põe em pauta temas filosóficos fundamentais e promove o diálogo de cineastas, como Bergman, Fellini, Glauber, Wenders, Kurosawa, Kubrick, Visconti e Godard, com importantes pensadores, entre eles Platão, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Benjamin, Heidegger, Sartre e Foucault.

Organizado em dez módulos temáticos – “O que é a filosofia?”, “Questões estéticas”, “Mito e Tragédia”, “O Existencialismo”, “O amor em fuga”, “Morte e Finitude”, “História e Violência”, “O Fascismo hoje”, “Cinema e Revolução” e “O cinema nacional e a interpretação do Brasil” -, a mostra/curso “A História da Filosofia em 40 Filmes” faz refletir sobre diferentes disciplinas filosóficas, tais como a metafísica, a epistemologia, a ética, a política e a estética.