×

Cultura

Filmes brasileiros participam de eventos internacionais

Treze obras áudio visuais apoiadas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), irão participar de cinco encontros internacionais de cinema neste mês. Os projetos fazem parte de uma lista de obras e diretores oficialmente convidados a participar de um dos 95 festivais internacionais e 35 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista da Agência.

A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede apoio financeiro e logístico aos selecionados. O primeiro evento a ter uma participação brasileira será o filme “A Terceira Margem”, de Fabian Remy e Bruno Carboni.

A obra fará parte de uma oficina de verão, IFDA Academy Summer School, que acontece entre os dias 4 a 9 de julho, no âmbito do IDFA – Festival Internacional de Documentário de Amsterdã.

O 27º Festival Internacional de Cinema de Marseille – FID – que será realizado entre os dias 12 e 18 de julho, contará com a presença de duas obras audiovisuais. “Mata Atlântica”, de Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval, concorre na Mostra Competitiva Internacional. Já o projeto “Arábia”, de João Dumans e Affonso Uchoa, está entre os selecionados pelo FIDLab – laboratório que cria oportunidades de contato dos projetos com produtores, distribuidores, agentes de vendas e patrocinadores.

Em Portugal, na 24ª edição do Festival Curtas Vila do Conde, três curtas brasileiros foram selecionados para o festival que acontece entre os dias 9 e 17 de julho. Dois deles concorrem aos prêmios da Mostra Competitiva Internacional: “A Moça Que Dançou com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria, recém premiado com uma menção especial do Júri no Festival de Cannes; e “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem. Já o curta “O Melhor Som do Mundo”, de Pedro Paulo de Andrade, concorre na categoria Curtinhas – seção do festival voltada para crianças e adolescentes.

A Ancine também concedeu apoio a dois projetos brasileiros para a 8ª edição do Bolivia Lab. Ambos foram selecionados como participantes do Workshop Internacional de Roteiro, que acontece de 4 a 10 de julho, na cidade de Cochabamba: “O gosto do cloro”, de Julia Sondermann, e “Limites”, de Severino Neto.

Fechando a lista, cinco obras audiovisuais apoiadas irão participar do DocMontevideo, entre os dias 20 e 29 de julho. O evento uruguaio é dedicado ao documentário e conta com workshops, rodadas de negócios e outras atividades destinadas aos profissionais latino-americanos.

Na seção Documentary Pitching, seguem com o apoio da Agência os projetos “Radar”, de Beth Formaggini; “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto; e “Construindo Pontes”, de Heloisa Passos. Para a seção Series Pitchings, a ANCINE está apoiando a participação de “O lado B da Arte”, série de Thais Borges e Fabio Brasil. Esta seção conta ainda com o projeto brasileiro “Mídia em movimento”, de Marcelo Ernandez. O DocMontevideo promove ainda a exibição de documentários seguida de debates com os realizadores na mostra Documentary Week, que exibirá “Cinema Novo”, de Eryk Rocha.

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.