O documentário Aquarelas, sobre a escritora alagoana Ruth Quintella, será lançado na próxima segunda-feira (3), às 20h, no cinema Sesi Pajuçara. Um dos vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas 2010, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o filme, de 15 minutos, registra passagens da vida da escritora e mostra sua obra.
Autora de 10 livros publicados, Ruth Quintella Braga Cavalcanti é um ícone na literatura infantil alagoana e imprimiu uma marca singular nesse segmento. A escritora está em plena atividade literária, com dois títulos prontos para lançamento. Ao Longo dos Dias e Tiu…tiu…tiu… A Bela Bruxa Lilita serão lançados durante a 5ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece de 21 a 30 de outubro.
O filme apresenta a Ruth Quintella escritora e ilustradora, autora de livros dirigidos ao público infantil. “O cenário é a cidade de Maceió, e o espetáculo é a expressão literária da escritora e suas delicadas aquarelas”, informa a jornalista Lucia Rocha, diretora do filme.
Segundo ela, a intenção foi registrar o feito da escritora, que é uma sensível apreciadora de sua terra e faz das ilustrações de seus livros belos quadros em que personagens como árvores, animais e crianças ou adultos em suas fainas diárias se mostram em defesa da preservação do meio ambiente e da vida.
“O filme é uma carinhosa homenagem à escritora e a Maceió de sua infância e de hoje. Sua memória é o fio condutor da narrativa fílmica, ao tempo em que mostra páginas de seus livros e depoimentos de pessoas de diferentes áreas, como literatura, artes plásticas, educação e arquitetura, destinando um olhar atento às transformações ocorridas no espaço”, afirma a diretora.
Ficha técnica
O roteiro do Aquarelas é das jornalistas Lucia Rocha e Gal Monteiro; a direção de arte, de Silvano Almeida; a fotografia, de Luís Eduardo Vaz e a produção executiva, da jornalista Elen Oliveira. A musicista Miran Abs compôs e executou a trilha sonora.
