Filme premiado só foi lançado no Brsil e no Japão
Os experts em cinema do prestigiado Festival de Sundance, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, avaliaram e conceberam a premiação de melhor documentário para o filme “Senna”, película que conta a história da vitoriosa carreira do piloto brasileiro.
Numa cerimônia que aconteceu nesse sábado à noite (horário local), a refinada em meados de dezembro do ano passado, foi eleita pelo público como o melhor documentário da seleção de 2011. Como esra de se esperar, a notícia ganhou as manchetes dos principais jornais do mundo todo.
– Isso é incrível, muito obrigado. Este festival me trouxe de volta minha fé em festivais. Foi tudo incrível – e o prêmio vem para consagrar – comentou o diretor do filme, Asif Kapadia, ao ser condecorado com o prêmio no festival, famoso por prestigiar obras independentes.
Só lançado no Brasil e no Japão e contando com depoimentos de jornalistas, pilotos, dirigentes e familiares, a película relata os principais fatos da carreira de Ayrton. Como a vitória no Japão que lhe deu o título em 1988, após ter problemas na largada e precisar ultrapassar 13 carros para ser campeão. Outro enfoque do filme, são os polêmicos acidentes com Prost em 1989, quando perdeu a taça ao ser tocado pelo francês, e em 1990, quando deu o troco e foi bi. Ou também a sensacional e dramática vitória no GP do Brasil de 1991. Além, é claro, da morte do piloto naquele fatídico 01 de maio de 1994, durante a disputa do GP de San Marino.
