×

Cultura

Filme e projeto brasileiros ganham prêmios no Ventana Sur, na Argentina

O longa-metragem em finalização “Califórnia”, estreia na direção de Marina Person, e o projeto “Desalmados”, de Armando Fonseca e Raphael Borghi, foram premiados no mercado de cinema Ventana Sur, que termina nesta sexta-feira, 5 de dezembro, em Buenos Aires. O filme de Marina participou da seção Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de finalização, já “Desalmados” foi um dos participantes da seção Beyond the Window, dedicada a projetos de cinema fantástico em desenvolvimento.

A história de “Desalmados” se passa em um mundo pós-apocaliptico repleto de zumbis infectados à procura de carne humana. O projeto foi um dos dois selecionados entre os 15 participantes da seção Beyond the Window para participar do Mercado Fantástico, mercado de coprodução do Fantastic Fest, que acontece em setembro de 2015, em Austin, nos Estados Unidos.

Já “Califórnia” produção da Mira Filmes e da Lauper Filmes, se passa na São Paulo do início dos anos 80, quando a adolescente Estella (Clara Gallo), em meio às descobertas do amor, da amizade e do sexo, reencontra seu tio, Carlos (Caio Blat), que volta da Califórnia com sintomas da AIDS. A doença do tio muda a forma de Estella ver o mundo.

O filme arrebatou três dos seis prêmios outorgados pela seção Primeiro Corte: o Prêmio INCAA TV, de compra dos direitos de transmissão na Argentina em reconhecimento à inovação artística; um prêmio oferecido pelas empresas Wildfox e Assimilate, em serviços de pós-produção e correção de cor; e um prêmio da revista Variety na forma de anúncios na publicação na ocasião do lançamento do filme em um futuro festival internacional. “Califórnia” será distribuido no Brasil pela Vitrine Filmes e tem previsão de estreia para junho de 2015.