Palhaços fizeram a alegria da criançada, que curtiu o dia ao lado dos pais
Muita brincadeira, distribuição de presentes, música e animação marcaram a comemoração do Dia das Crianças no sistema prisional. Reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) receberam na manhã dessa quarta-feira (12) a visita de filhos e esposas. As crianças tiveram um dia para se divertir com seus pais. O evento também representou a realização da primeira etapa do projeto “Por um Domingo mais Feliz”.
As crianças brincaram de pula-pula, balanço e futebol. Os palhaços fizeram a alegria da garotada e ajudaram a animar os mais tímidos. Ao final, eles ganharam presentes, sendo alguns deles confeccionados pelos próprios reeducandos na oficina de artesanato. “É muito bom receber nossos filhos aqui. É um dia especial para todos nós”, disse o reeducando Ramilton da Silva.
Para a gerente geral do NRC, Fernanda Aranda, a iniciativa é um passo para fortalecer o convívio familiar. “Conseguimos criar um ambiente mais infantil para que eles se sintam à vontade. Nossa intenção é tornar o momento da visita uma oportunidade para unir pais e filhos”.
O superintendente geral de Administração Penitenciária, Carlos Luna, prestigiou os festejos e falou da importância do trabalho de todos os envolvidos. “A realização do evento é a prova de que quando se quer tudo é possível. Com a ajuda da equipe do Núcleo, dos parceiros e o apoio dos reeducandos, demonstramos isso. Conseguimos levar para as crianças um dia de alegria, afinal hoje é o dia delas”, disse.
O “Por um Domingo mais Feliz”, é um projeto idealizado pela gerente administrativo do NRC, Geórgia Hilário. Segundo ela, a intenção é melhorar os dias de visitas dos filhos aos pais reeducandos. “Trabalhando como agente do Santa Luzia percebia que durante as visitas as crianças não tinham nenhuma atividade lúdica para se distraírem. Agora, aqui no Núcleo, tive a oportunidade de por em prática o projeto. Estou feliz com o resultado de hoje, as visitas têm tudo para ser diferentes”.
O vereador Francisco Holanda esteve no Núcleo acompanhado de sua esposa e o filho. A família fez a doação de alguns presentes para as crianças. “É importante a sociedade ajudar na reintegração e inclusão social, a presença das crianças faz com que o reeducando se sinta próximo do ambiente familiar. É um passo para se formar uma nova realidade”, enfatizou Francisco Holanda Filho. Também estiveram presentes, o pastores, Ivan Ramos e Gideon Alves, representando a igreja Assembléia de Deus.
