×

Cultura

Filé de Alagoas adquire nova roupagem com design francês

Entre linhas coloridas e meias sem utilização, o talento nato das rendeiras alagoanas e o design dos franceses vão revelando novas faces do tradicional filé de Alagoas. Desde a semana passada, 30 artesãos de Marechal Deodoro participam do projeto Meias Órfãs, numa iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com instituições que celebram o Ano da França no Brasil.

O projeto consiste na criação da coleção Filé das Alagoas, inserido no projeto Meias Órfãs, que traz a experiência da estilista franco-brasileira Márcia de Carvalho, que mora na França há mais de 20 anos. Para isso, desembarcaram em Alagoas oitos alunos da Escola de Moda Esmod, na França, em que a estilista Márcia de Carvalho coordena a integração entre os alunos franceses e alunos brasileiros, além dos artesãos de filé selecionados anteriormente, até a próxima semana, no dia 9 de novembro.

Para a atividade, foi montado um ateliê no município de Marechal Deodoro, na sede do Ifal, onde as portas serão abertas no dia 3 de novembro para a visitação pública e a imprensa, das 9h às 13h. As peças da coleção Filé das Alagoas serão apresentadas ao grande público em um desfile de abertura no evento de moda Maceió Fashion Design, no dia 10 de novembro.

O projeto Meias Órfãs em Alagoas e a criação da coleção Filé das Alagoas recebe o apoio de diversos parceiros. Dentro do Governo de Alagoas, as Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) — que abriga o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB Alagoas), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) —, do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Cultura (Secult). A ação conta com o patrocínio da Prefeitura de Marechal Deodoro, Braskem, Sebrae Alagoas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), além do apoio da Norvinco, Fika Frio e Aliança Francesa.

O Governo do Estado tem promovido capacitações para melhoria da qualidade estética dos produtos artesanais, segundo a diretora de Design e Artesanato da Sedec, Vania Amorim, para sustentar o objetivo de desenvolver o setor e estimular a produção de um artesanato diferenciado.

As doações de meias devem ser feitas na sede das seguintes instituições e empresas: Sedec; Seplan; Secult; Prefeitura de Marechal Deodoro (Secretarias de Cultura e de Turismo); Braskem; Sebrae Alagoas; Ifal (unidades de Maceió e Marechal Deodoro); Aliança Francesa; e Fika Frio.