×

Cultura

Filarmônica Santa Cecília comemora cem anos de tradição

Instituição comemora este ano, no dia 7 de setembro, o seu primeiro centenário

Bem próximo à Matriz Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Marechal Deodoro, fica a sede da Sociedade Musical Filarmônica Santa Cecília. A instituição comemora este ano, no dia 7 de setembro, o seu primeiro centenário. Hoje, reúne 70 músicos com idades que variam entre 12 e 72 anos.

Os ensaios acontecem sempre às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, e são abertos ao público. O repertório é variado, passa pelos dobrados, MPB, jazz e mambo. Além da Santa Cecília, o município conta ainda com a Sociedade Musical Carlos Gomes e o professor Manoel Alves de França. É um verdadeiro celeiro de grandes músicos.

Nesse Dia Internacional da Mulher, é importante ressaltar que, pela primeira vez, a Sociedade Santa Cecília é presidida por uma dama. A jovem Wanisse Silva, 26, comanda há seis meses a instituição. “Me sinto muito orgulhosa. Acompanho desde menina a todos os ensaios. Hoje, estudo teoria musical. Meu maior desafio é agregar ainda mais os músicos à banda”, contou.

Na regência da Santa Cecília está o maestro Carlos José da Rocha, 53. “Eu nasci em Marechal, mas toquei durante 25 anos na banda da Polícia Militar de Alagoas. Agora, já aposentado, voltei à minha cidade. É muito bom estar aqui na frente”, revelou.

Entre os integrantes da Santa Cecília, encontramos uma garota. Elielba dos Santos Lima, 15, estudante de música há três anos. Ela participa da banda com o sax soprano. “Eu sempre tive vontade de tocar, desde pequena. Do repertório inteiro, eu prefiro os dobrados, acho imponentes”, explicou. Além disso, ela sente-se à vontade com os músicos. “Tem uma outra menina também, a Ingrid. Ela toca clarinete. Todos nos respeitam aqui”, afirmou.

Em seguida, um depoimento apaixonado. “Eu amo. A sociedade para mim é tudo. Só saio daqui por morte”, soltou Edvaldo dos Santos, 29. Ele participa do grupo há 11 anos. “Fiz muitos amigos. Lembro do meu pai que tocava tarol. Eu sou o responsável pela percussão. Eu espero que ela cresça mais ainda”, contou. Longevidade à Santa Cecília!