×

Esporte

Figueirense vence a Portuguesa e fica na liderança da série B

Jogando no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Figueirense, com 100% de aproveitamento, venceu a segunda partida na série B, derrotando a Portuguesa por 2 a 1 e assumindo provisoriamente a liderança com seis pontos, em dois jogos disputados. João Filipe e Roberto Firmino marcaram para o Figueira. Luiz Carlos descontou para a Lusa.

Se aproveitando do fator campo, o Figueirense iniciou o jogo pressionando a Portuguesa. Esse ímpeto ofensivo logo deu resultado positivo e o Figueira conseguiu sair na frente com o zagueiro João Filipe aproveitando sobra na área adversária e mandando para dentro. 1 x 0. Com a vantagem, o time catarinense continuou dando as cartas na partida e criando algumas chances para ampliar, mas não soube aproveitar.

A Lusa, muito assustada, tinha as suas melhores jogadas pelo lado esquerdo, com Fabrício. Isolado na área, Luiz Carlos tinha poucas oportunidades, mas mesmo assim, empatou a partida na única bola que chegou em boas condições. A defesa do Figueirense cochilou e Paulo Sérgio aproveitou para fazer cruzamento perfeito na cabeça do atacante, que mandou para o fundo da rede pouco antes do do juiz decretar o final da primeira etapa. 1 x 1.

No segundo tempo, o time do Figueirense seguiu com a mesma postura ofensiva e mantendo a posse de bola no ataque, o máximo que podia. A Portuguesa por sua vez, seguia jogando defensivamente, tentando jogar apenas nos contra-ataques e só não virou a partida porque Fabrício foi individualista ao extremo. Em um contragolpe mortal, o lateral-esquerdo saiu de frente para o gol e arrematou com o companheiro Héverton livre no meio. O goleiro Wilson salvou o Figueira.

Esse erro custou caro à Portuguesa, que, pouco depois dessa chance desperdiçada, sofreu o segundo gol, numa verdadeira pixotada de Preto Costa. O zagueiro da Lusa saiu jogando errado e deu a bola no pé do alagoano Roberto Firmino. O jogador do Figueira só teve o trabalho de finalizar e correr para o abraço. 2 x 1.

A desvantagem deixou a Portuguesa desestabilizada. Atrás no marcador, a Lusa, com exceção de uma boa jogada de Malaquias, não mais conseguiu ameaçar o Figueirense até o fim do jogo.

FICHA TÉCNICA:

FIGUEIRENSE 2 X 1 PORTUGUESA

Estádio: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/hora: 14/5/2010 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Jackson L. Massarra dos Santos (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Cartões amarelos: Marcelo Nicácio, Wilson (FIG); Preto Costa, Héverton, Paulo Sérgio, Marcos Paulo, Domingos (POR)
GOLS: João Filipe, 9’/1ºT (1-0), Luiz Carlos, 41’/1ºT (1-1); Roberto Firmino, 24’/2°T (2-1)

FIGUEIRENSE: Wilson, Lucas, Roger Carvalho, João Filipe e João Paulo (Bilu, 24’/2°T); Ygor, Juninho, Roberto Firmino e Maicon (Coutinho, 34’/2°T); Wilian e Marcelo Nicácio (Fernandes, 10’/2ºT). Técnico: Márcio Goiano.

PORTUGUESA: Andrey, Preto Costa (Romano, 29’/2°T), Domingos e Thiago Gomes; Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo, Henrique (Celsinho, 14’/2°T) e Fabrício; Héverton e Luiz Carlos (Malaquias, 29’/2°T). Técnico: Vadão.