O Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética será lançado oficialmente neste dia 2, quarta-feira, das 10h às 13h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Sua elaboração foi incentivada por diversas entidades, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Agência Nacional de Águas (ANA), a União da Indústria da Cana de Açúcar (ÚNICA) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
A Fiesp firmou, anteriormente, parceria com a ANA para elaboração de diversos manuais técnicos, incluindo este que será lançado, o terceiro já produzido.
O Manual, inédito para este setor, disponibiliza informações ambientais, de gerenciamento de recursos, adoção e utilização de processos industriais de modo sustentável e traz, ainda, um panorama dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.
Também contempla um perfil do setor sucroenergético, apresentando tendências de mercado e distribuição geográfica das usinas no Brasil e no Estado de São Paulo por bacia hidrográfica. Traz, ainda, o balanço hídrico industrial, calculando-se os usos de água de cada operação industrial. Outros aspectos abordados são a necessidade de preservação dos solos agrícolas da atividade canavieira e aspectos da legislação e normas aplicadas ao setor, especialmente no que se refere ao pagamento pelo uso da água.
Entre as autoridades previstas no evento, o presidente Paulo Skaf (Fiesp), ao lado de José Machado (ANA), Marcos Jank (Única) e Roberto Barbosa (CTC).
A abertura ficará a cargo de Victor Bicca Neto, diretor de assuntos governamentais Coca-Cola Brasil. Em seguida, será feita a apresentação do Manual por André Elia Neto, do CTC.