×

Política

Fies: Renan comemora redução de juros

Os juros para o pagamento das dívidas contraídas através do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foram reduzidos para 3,4%. O aluno somente começará a pagar o valor que tomou emprestado para financiar sua faculdade após um ano e meio da conclusão do curso. Ao comemorar essas medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT) em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”, o senador Renan Calheiros (PMDB) disse o novo prazo de carência é suficiente para que o recém-formado ache uma colocação no mercado de trabalho.

Segundo o senador por Alagoas, outra novidade de grande alcance sócio-econômico é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio. Antes os alunos que se enquadravam nessa faixa enfrentavam uma grande burocracia, inclusive com a necessidade de apresentar fiadores para terem acesso ao crédito. O governo passará a ser o fiador destes alunos mais carentes. O aluno também poderá abater a dívida (1% ao mês) diretamente com o governo, caso opte em, por exemplo, ser professor da rede pública.

“Faço essa comunicação porque há algum tempo venho me dedicando a ações e projetos destinados a atender os alunos mais humildes. Eles precisam fazer sua faculdade e suas famílias não dispõem de recursos próprios. A medida anunciada nesta segunda-feira (14) é uma consequência natural das ações que nós desenvolvemos aqui no Senado Federal nos últimos anos para reduzir os juros e aumentar os prazos”, afirmou Renan Calheiros.

Distribuição de medicamentos

Outro assunto abordado por Renan Calheiros foi o início da distribuição gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos. Ele disse ter ficado satisfeito, sobretudo, pelo fato de o governo ter adotado como programa oficial projetos que ele apresentou e que estão tramitando no Congresso Nacional. Além da gratuidade de remédios, o senador revelou que é autor de outras proposições que diminuem os custos financeiros no tratamento de enfermidades como a diabetes. Um desses projetos, exemplificou, trata da gratuidade de equipamentos para monitoramento de glicemia.