Estima-se que aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento
Sob clima de muita fé e devoção aconteceu neste domingo, 13 de dezembro, a abertura da programação do Ano Santo da Misericórdia na Catedral Diocesana de Penedo. Estima-se que cerca de 5 mil fiéis católicos de toda região participaram da solenidade.
O evento teve início às 15 horas com uma procissão que saiu da Praça Jácome Calheiros em direção à Catedral Diocesana de Penedo, local onde peregrinos de todas as paróquias da Diocese, em comunhão com o Vaticano, celebraram a passagem da data.
Com a chegada da procissão na Catedral Diocesana, houve a celebração da Missa de Abertura do Ano Jubilar. Em seguida, aconteceu a cerimônia de passagem dos fiéis pela porta da central da frente da Igreja Matriz de Penedo, como um ato de fé e para pedir graças, representando um profundo desejo de conversão.
O bispo diocesano Dom Valério Breda explicou aos presentes a importância do evento. Na tradição católica, o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação.
Dom Valério disse ainda que todos os anos santos é possível ganhar indulgências, graças especiais que a igreja concede e que podem ser aplicadas à remissão dos próprios pecados e suas penas, ou também aos defuntos que estão no purgatório.
Desde que a tradição começou, há 700 anos, este é o 29º Ano Santo da Igreja. Mas dessa vez, o Papa Francisco decidiu proclamar um “jubileu extraordinário”, com início no dia 8 de dezembro deste ano e término na festa de Cristo Rei, em 20 de novembro de 2016, o último dia do ano litúrgico.
