×

Penedo

Fotos: Fiéis celebram seu protetor no último dia do Bom Jesus dos Navegantes

No domingo de celebração, uma vasta programação cultural, religiosa e festiva

Após quatro anos, Penedo volta a realizar a maior festa em celebração ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes do Baixo São Francisco. Foram quatro dias de festa, com uma vasta programação cultural, religiosa e festiva, que iniciou na quinta-feira (10) e terminou no domingo (13).

O dia em que o ribeirinho e o remeiro celebram o seu protetor foi marcado por diversas homenagens. O domingo iniciou com a acirrada competição entre barcos à vela. O ponto de largada foi no povoado Ponta Morfina, na zona rural de Penedo, com chegada à orla do São Francisco. A competição durou pouco mais de 02hrs.

Logo em seguida, a tão esperada manhã de sol, que após quatro anos voltou a fazer parte da programação festiva do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. O domingo de manhã foi animado pela banda de forró” Os Balas Elétrico”, antiga formação da banda Cavaleiros do Forró.

Às 15hrs, com o fim da manhã de sol, iniciaram os ritos religiosos da festa em celebração ao protetor dos ribeirinhos e dos remeiros, o ponto alto da festa que durou quatro dias. Com uma salva de fogos, a procissão terrestre saiu da pequenina Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus dos Navegantes, em direção ao Rio São Francisco, para seguir em procissão fluvial margeando as cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis.

“A festa é grandiosa e não é só da população penedense. Fiéis de Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Sul participam desse ato de fé. É um movimento muito significativo de fé em Nosso Senhor. Estamos no ano da fé e a festa é do cristão. O Povo tem sede de fé, tem sede de Deus. A festa faz com que o povo tenha a certeza da palavra em torno de Deus. Eu creio em Deus”, explicou o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda.

Retornando a cidade, após a procissão fluvial, o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, presidiu uma grande missa campal ao lado da Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus dos Navegantes. Após a missa, a banda Cantores de Deus encerrou a programação religiosa.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brO amor sendo abençoado por Bom Jesus

Nada melhor do que abençoar uma união de 30 anos (bodas de pérola) com uma grande festa. O casal de Petrolina, cidade ribeirinha de Pernambuco, Carlos e Eliane Siqueira, escolheu a festa do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes para celebrar o amor. “Cheguei à cidade ainda na quarta-feira (9), soube dessa grande festa pela internet e resolvermos passar a lua de mel aqui. Estamos comemorando trinta anos de casados e gostei muito da cidade e da festa. Tudo uma maravilha e no próximo ano estaremos de volta”, contou animada Eliane Siqueira.

À noite o grande público lotou o campo do Sinimbu para participar do último dia da programação festiva. O primeiro a subir no palco foi o cantor sertanejo, Léo Magalhães. Logo em seguida, foi à banda de axé, Cajubana, que trouxe para público os sucessos da banda baiana, Chiclete com Banana. Fechando a programação de shows da festa do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, até o amanhecer, a irreverência dos meninos da banda Trio da Huanna, animou os milhares de presentes.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS