
O sincretismo religioso que envolve prosélitos do catolicismo e do candomblé, levam seus devotos nesta terça-feira, 08 de dezembro, para que nas ruas ou praias possam praticar sua crença em Nossa Senhora da Conceição e Yemanjá. Em diversas cidades do Brasil é decretado feriado em homenagem a Santa Padroeira de inúmeras cidades o que rende também pelas religiões de origem afro, as homenagens a Yemanjá, considerada a mais popular e universal de todos os orixás das águas: Iemanjá (nagôs), Dandalunga (angolas), Kaiala (congos); também chamada Janaína e Dona Janaína, Princesa de Aiucá e, nos candomblés-de-caboclo, Sereia Mukunã.
Em Penedo o comércio abre normalmente até o meio-dia, permanecendo fechadas as agências bancárias. As repartições públicas estão fechadas desde a segunda-feira (07), devido ao decreto de ponto faculdade publicado pela Prefeitura de Penedo. Desde as primeiras horas da manhã que celebrações religiosas são realizadas nas Igrejas Católicas onde os fiéis têm participado fervorosamente para pagar promessas e assistir aos atos litúrgicos.
Na praia do Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, integrantes de religiões afros, saúdam Yemanjá, desde o nascer do sol desta terça. As manifestações também acontecem em praias de Coruripe, a exemplo de Miai de Baixo e de Cima e também Pontal do Coruripe. Nas manifestações de fé, os prosélitos depositam no mar, flores, perfumes e outras oferendas. Algumas mulheres também recorrem à deusa das águas pelo fato de não poderem engravidar, já que Yemanjá é considerada como uma entidade simbolizada pela fertilidade.